Este artigo propõe uma reflexão referente ao uso do recurso cinematográfico no campo educacional, em especial, no ensino de História da EJA, pensando a respeito de suas contribuições para a compreensão da identidade, memória e cultura regional. Considerando que a imagem pode ser tomada como um documento e sendo o alimento um código sociocultural busca-se compreender as representações da alimentação a partir das experiências e significações com filmes/documentários em uma turma de jovens e adultos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Lagoa Seca- PB. A ênfase desta centralidade projeta-se, primeiro, face ao valor dado à alimentação, na medida em que esta postula uma forma de constituição de uma categoria histórica, cultural e identitária construída significativamente a partir de memórias, segundo, face à instância pedagógica assumida pelo cinema. Tomando como viés de discussão o aporte teórico da Nova História Cultural, pensar-se-á tanto o cinema como a alimentação enquanto ações que expõem e contribuem com novas linguagens para a pesquisa e o ensino de história, estabelecendo possibilidades múltiplas para se abordar as produções do cinema no tocante à construção de memórias e identidades no contexto da cultural regional. A efetivação da pesquisa far-se-á, portanto, mediante uma discussão de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação em articulação com a História Oral, objetivando refletir a representação da comensalidade no cinema em uma perspectiva pedagógica para o ensino de História na abordagem da memória, identidade e cultura regional na Educação de Jovens e Adultos.