Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALÉM DO QUE SE VÊ, ALÉM DO QUE SE COME: ALIMENTAÇÃO E CINEMA COMO NOVAS LINGUAGENS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: CINEMA, ALIMENTAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão referente ao uso do recurso cinematográfico no campo educacional, em especial, no ensino de História da EJA, pensando a respeito de suas contribuições para a compreensão da identidade, memória e cultura regional. Considerando que a imagem pode ser tomada como um documento e sendo o alimento um código sociocultural busca-se compreender as representações da alimentação a partir das experiências e significações com filmes/documentários em uma turma de jovens e adultos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Lagoa Seca- PB. A ênfase desta centralidade projeta-se, primeiro, face ao valor dado à alimentação, na medida em que esta postula uma forma de constituição de uma categoria histórica, cultural e identitária construída significativamente a partir de memórias, segundo, face à instância pedagógica assumida pelo cinema. Tomando como viés de discussão o aporte teórico da Nova História Cultural, pensar-se-á tanto o cinema como a alimentação enquanto ações que expõem e contribuem com novas linguagens para a pesquisa e o ensino de história, estabelecendo possibilidades múltiplas para se abordar as produções do cinema no tocante à construção de memórias e identidades no contexto da cultural regional. A efetivação da pesquisa far-se-á, portanto, mediante uma discussão de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação em articulação com a História Oral, objetivando refletir a representação da comensalidade no cinema em uma perspectiva pedagógica para o ensino de História na abordagem da memória, identidade e cultura regional na Educação de Jovens e Adultos.

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