Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE

Palavra-chaves: ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19871
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2162
    "inscrito_id" => 8333
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa tem como objetivos perceber a importância do processo de escolarização e inclusão dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota da cidade de Iguatu - Ceará, identificar o perfil dos estudantes matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e analisar as mudanças que esse processo proporcionou na vida desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Optou-se como método para coleta de dados uma entrevista em profundidade semiestruturada realizada no mês de agosto de 2016. A entrevista foi aplicada aos estudantes do CEJA, foi realizada entre os dias 09 e 10 de agosto de 2016, onde foram entrevistados 04 estudantes do sexo masculino matriculados na escola. A entrevista foi guiada pelas seguintes perguntas: Em que nível de escolaridade você estava quando ingressou no CEJA? Quanto tempo você permaneceu fora da escola? Qual motivo levou você a procurar a escola? Você considera que as expectativas relacionadas ao processo da EJA foram atingidas? Que perspectivas você aspira ao concluir os estudos no CEJA? Você considera que a EJA lhe proporcionou de fato a inclusão no processo educacional? Em que aspecto a escolarização que você recebeu no CEJA mudou sua vida? Além das perguntas abertas, buscou-se identificar, por meio de perguntas fechadas, o sexo e o nível de escolaridade dos entrevistados. Ao término da pesquisa concluímos que, embora estejam em diferentes faixas etárias os entrevistados, atualmente, possuem o mesmo nível de escolaridade e as mesmas expectativas quanto à conclusão dos estudos. Todos acreditam estar inclusos no processo de aprendizagem da EJA e mesmo com a oposição de 50% dos entrevistados quanto a mudanças em suas vidas, todos têm como objetivo ingressar no Ensino Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8333_15082016215800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA"
    "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19871
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2162
    "inscrito_id" => 8333
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA DO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa tem como objetivos perceber a importância do processo de escolarização e inclusão dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota da cidade de Iguatu - Ceará, identificar o perfil dos estudantes matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e analisar as mudanças que esse processo proporcionou na vida desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Optou-se como método para coleta de dados uma entrevista em profundidade semiestruturada realizada no mês de agosto de 2016. A entrevista foi aplicada aos estudantes do CEJA, foi realizada entre os dias 09 e 10 de agosto de 2016, onde foram entrevistados 04 estudantes do sexo masculino matriculados na escola. A entrevista foi guiada pelas seguintes perguntas: Em que nível de escolaridade você estava quando ingressou no CEJA? Quanto tempo você permaneceu fora da escola? Qual motivo levou você a procurar a escola? Você considera que as expectativas relacionadas ao processo da EJA foram atingidas? Que perspectivas você aspira ao concluir os estudos no CEJA? Você considera que a EJA lhe proporcionou de fato a inclusão no processo educacional? Em que aspecto a escolarização que você recebeu no CEJA mudou sua vida? Além das perguntas abertas, buscou-se identificar, por meio de perguntas fechadas, o sexo e o nível de escolaridade dos entrevistados. Ao término da pesquisa concluímos que, embora estejam em diferentes faixas etárias os entrevistados, atualmente, possuem o mesmo nível de escolaridade e as mesmas expectativas quanto à conclusão dos estudos. Todos acreditam estar inclusos no processo de aprendizagem da EJA e mesmo com a oposição de 50% dos entrevistados quanto a mudanças em suas vidas, todos têm como objetivo ingressar no Ensino Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8333_15082016215800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA"
    "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivos perceber a importância do processo de escolarização e inclusão dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota da cidade de Iguatu - Ceará, identificar o perfil dos estudantes matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e analisar as mudanças que esse processo proporcionou na vida desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Optou-se como método para coleta de dados uma entrevista em profundidade semiestruturada realizada no mês de agosto de 2016. A entrevista foi aplicada aos estudantes do CEJA, foi realizada entre os dias 09 e 10 de agosto de 2016, onde foram entrevistados 04 estudantes do sexo masculino matriculados na escola. A entrevista foi guiada pelas seguintes perguntas: Em que nível de escolaridade você estava quando ingressou no CEJA? Quanto tempo você permaneceu fora da escola? Qual motivo levou você a procurar a escola? Você considera que as expectativas relacionadas ao processo da EJA foram atingidas? Que perspectivas você aspira ao concluir os estudos no CEJA? Você considera que a EJA lhe proporcionou de fato a inclusão no processo educacional? Em que aspecto a escolarização que você recebeu no CEJA mudou sua vida? Além das perguntas abertas, buscou-se identificar, por meio de perguntas fechadas, o sexo e o nível de escolaridade dos entrevistados. Ao término da pesquisa concluímos que, embora estejam em diferentes faixas etárias os entrevistados, atualmente, possuem o mesmo nível de escolaridade e as mesmas expectativas quanto à conclusão dos estudos. Todos acreditam estar inclusos no processo de aprendizagem da EJA e mesmo com a oposição de 50% dos entrevistados quanto a mudanças em suas vidas, todos têm como objetivo ingressar no Ensino Superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.