Este trabalho de pesquisa tem como objetivos perceber a importância do processo de escolarização e inclusão dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota da cidade de Iguatu - Ceará, identificar o perfil dos estudantes matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e analisar as mudanças que esse processo proporcionou na vida desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa de delineamento descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Optou-se como método para coleta de dados uma entrevista em profundidade semiestruturada realizada no mês de agosto de 2016. A entrevista foi aplicada aos estudantes do CEJA, foi realizada entre os dias 09 e 10 de agosto de 2016, onde foram entrevistados 04 estudantes do sexo masculino matriculados na escola. A entrevista foi guiada pelas seguintes perguntas: Em que nível de escolaridade você estava quando ingressou no CEJA? Quanto tempo você permaneceu fora da escola? Qual motivo levou você a procurar a escola? Você considera que as expectativas relacionadas ao processo da EJA foram atingidas? Que perspectivas você aspira ao concluir os estudos no CEJA? Você considera que a EJA lhe proporcionou de fato a inclusão no processo educacional? Em que aspecto a escolarização que você recebeu no CEJA mudou sua vida? Além das perguntas abertas, buscou-se identificar, por meio de perguntas fechadas, o sexo e o nível de escolaridade dos entrevistados. Ao término da pesquisa concluímos que, embora estejam em diferentes faixas etárias os entrevistados, atualmente, possuem o mesmo nível de escolaridade e as mesmas expectativas quanto à conclusão dos estudos. Todos acreditam estar inclusos no processo de aprendizagem da EJA e mesmo com a oposição de 50% dos entrevistados quanto a mudanças em suas vidas, todos têm como objetivo ingressar no Ensino Superior.