É bastante peculiar a noção de mundo de uma mulher que retorna aos estudos depois de adulta, após anos afastada do espaço escolar, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida. A educação fomenta nos educandos a ressignificação dos saberes da idade adulta, esta multiplicidade de sentidos provocados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), muitas vezes é descartada e ou não valorada por fazerem parte do sentimento pessoal dos indivíduos. Este artigo objetivou-se em compreender a importância das várias formas de representações que a Educação de Jovens e Adultos e suas ações: transformadora, justificadora e reparadora age na vida das mulheres, como forma de suprir traumas inconscientes gerados durante o período longe do ambiente escolar, demonstrados nos relatos escritos. Este trabalho foi realizado com treze Mulheres oriundas de uma comunidade rural da cidade de Campina Grande - PB (alunas da Educação de Jovens e Adultos). Foi solicitado destas que escrevessem relatos pessoais e educacionais gravados em suas lembranças. Os resultados obtidos pontuaram fatores para uma aluna poder abandonar os estudos em seu ciclo: mudanças na área escolar, envelhecimento da população, mudanças nas estruturas familiares, deslocamento dentro de uma região, aumento da pobreza, sexo, gravidez, entre outros, evidenciaram a necessidade de recuperar a estima dessas senhoras, emancipá-las educacionalmente.