Neste trabalho apresentamos dados referentes a uma pesquisa que encontra-se em andamento, cujo objetivo é identificar dificuldades vivenciadas por licenciandos durante o processo de preparação e implementação de um projeto interdisciplinar.A pesquisa envolve um grupo formado por 10 licenciandos distribuídos entre os cursos de História e Letras, vinculados a uma universidade pública federal, que no decorrer do ano de 2015, sob a coordenação de uma professora dessa instituição, estabeleceu uma parceria com uma escola pública estadual. Em decorrência disso, o grupo realizou estudos com base na bibliografia da área; elaborou e desenvolveu dois projetos interdisciplinares com alunos e professores de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. As informações referentes à pesquisa emergiram a partir das análises preliminares dos registros produzidos pelos integrantes, que adotaram no decorrer da investigação os seguintes procedimentos: registros em seus respectivos diários pessoais; fichas individuais; formulários de avaliação coletiva e individual; atas das reuniões semanais do grupo envolvido; entrevistas individuais pautadas por um roteiro previamente elaborado; fotos e vídeos. Os registros produzidos encontram-se em processo de organização, descrição e análise e evidenciam informações que servem de base para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos, diante de situações reais de ensino. Os resultados encontrados apontam um conjunto de dificuldades relacionadas ao planejamento e ao encaminhamento do trabalho docente, em virtude, principalmente, do desconhecimento e/ou das demandas suscitadas, referentes aos seguintes temas: a) redefinição de estratégias ocasionadas pelas adversidades que surgiram durante a implementação das atividades propostas na escola; b) adequação do trabalho escolar aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; c) reconhecimento da importância das interações entre professores e alunos, no sentido de instigar e valorizar suas tentativas e aprendizagens.Em nosso entendimento é na aproximação dos estudos da literatura em articulação com essas demandas que os futuros docentes terão condições de vivenciar, analisar, problematizar e propor alternativas voltadas à sua futura realidade profissional e, dessa maneira, contribuir com a diminuição do forte sentimento de insegurança e despreparo que aflige aqueles que ingressam no magistério.