O modo como o ensino de Química se desenvolve na maioria das escolas de ensino médio, privilegiando conteúdos desconectados entre si e dos contextos em que são produzidos e aplicados, gera desinteresse no aluno, que não percebe as relações entre o conhecimento escolar e suas vivências. O presente trabalho consiste na análise dos aspectos relacionados ao tema transversal saúde abordados em uma intervenção didático-pedagógica realizada no âmbito do subprojeto Pibid/Química/UFPB. A intervenção didático-pedagógica aplicada teve o intuito de integrar conteúdos de diferentes componentes curriculares numa perspectiva ancorada nos princípios de interdisciplinaridade e contextualização, tomando como tema central as especiarias e a discussão de aspectos históricos e socioeconômicos, aliada ao estudo do conteúdo curricular de funções orgânicas.O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira em João Pessoa/PB, que é uma das escolas atendidas pelo subprojeto. O trabalho foi aplicado em aulas regulares da disciplina que Química, em três etapas: i) problematização da temática, com o auxílio da utilização de diferentes mídias; ii) pesquisa orientada, e escrita/reescrita de textos; iii) abordagem contextualizada dos conceitos químicos e avaliação da proposta. De acordo com a sequência, os alunos puderam fazer pesquisas para formular seus próprios textos a serem analisados e refeitos com as devidas correções, como também puderam utilizar recursos midiáticos para a compreensão dos conceitos e a elaboração de histórias em quadrinhos. A metodologia aplicada mostrou ser bastante eficaz, pois os alunos se mostraram interessados na abordagem de conceitos dentro desta perspectiva. Isso aumenta o estímulo para a busca de novas intervenções didático-pedagógicas futuras, visando novas integrações efetivas com outras disciplinas e temas transversais, com o intuito de favorecer a formação integral dos estudantes.