A educação a distância (EaD) é uma forma de ensino que estimula a autoaprendizagem, onde a comunicação entre professor e aluno é feita, principalmente, por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (plataforma Moodle). Dentre as ferramentas contidas nessa plataforma, os fóruns de discussões possibilitam uma maior interação e comparação de pensamentos entre os alunos, promovendo a produção de novos conhecimentos. Além disso, o desempenho dos alunos em avaliações escritas presenciais e o sucesso de um curso vão depender da habilidade de interação entre os participantes da turma em fóruns de discussão. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a participação dos estudantes no fórum da disciplina de Biotecnologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFRN com o seu desempenho nas avaliações escritas. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biotecnologia ofertada aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao total foram avaliados 47 alunos, sendo 15 de Currais Novos, 29 de Caicó, 2 de Guamaré e 1 de Luís Gomes. A disciplina foi dividida em duas unidades (I e II), tendo em cada uma delas a nota de participação no fórum, nota da atividade, nota dos relatórios da aula prática e a nota da avaliação presencial, realizada nos polos de apoio a EaD. Para a análise descritiva dos dados, os alunos foram subdivididos em três categorias com relação à participação nos fóruns: (1) Participou do fórum apenas uma vez; (2) Participou do fórum mais de uma vez; (3) Não participou dos fóruns. Na unidade I, 46,8% dos alunos participaram dos fóruns mais de uma vez e 50% desses alunos obtiveram nota igual ou acima de 50% do valor total da nota na avaliação escrita. Quase 30% dos alunos não participaram de nenhum fórum e apenas 21,4% desses alunos tiraram a nota igual ou acima de 50%. Na unidade II, esperava-se que houvesse uma maior participação dos alunos nos fóruns, já que apenas 38,3% dos alunos tinham conseguido tirar nota igual ou acima de 50% na unidade I. . Entretanto, foi visto que a quantidade de alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez diminuiu. Em contrapartida, 66% dos alunos conseguiram tirar a nota na avaliação escrita igual ou acima de 50%, já que isso se deve principalmente ao aumento no número de alunos que conseguiram tirar uma nota igual ou maior que 50% nas categorias 1 e 2. Dos 42,5% dos alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez, 90% conseguiram tirar a nota igual ou acima de 50% na avaliação escrita. Assim, pode-se concluir que os resultados enfatizam a importância da participação dos alunos nos fóruns de discussão, já que aumenta a oportunidade de o aluno expor suas opiniões e sendo um fator positivo para a aprendizagem, como também, a troca de conhecimento e maior dedicação e estudo vão influenciar diretamente na nota da prova.