AFETIVIDADE E DANÇA CONTEMPORÂNEA: SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20172 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2953 "inscrito_id" => 9974 "titulo" => "AFETIVIDADE E DANÇA CONTEMPORÂNEA: SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do ensino da dança contemporânea na construção da afetividade em um grupo de jovens e adultos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco na cidade do Recife/PE. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa, essa abordagem é muito útil no que diz respeito à investigação científica dos atores sociais, dos grupos, de suas relações e da sua constituição, pois, ela ajuda a explicar dados da realidade investigada. A técnica para coleta de dados foi a observação participante com registo. Os sujeitos da pesquisa foram o professor regente do curso de dança contemporânea e duas turmas com participantes homens e mulheres com faixa etária entre 17 e 30 anos de diferentes formações que buscavam experiências formativas na linguagem da dança. Segundo BARRY (1997) “O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento social são inseparáveis. Portanto, quando são conceituados separadamente não causam surpresa à existência de paralelos evidentes entre eles”. (p.114). A atuação docente foi de extrema importância para o estabelecimento da afetividade na constituição de um coletivo de dança. Constatamos ainda a importância de criar ambientes favoráveis para o ensino/aprendizagem em dança e a construção da afetividade nesses grupos educativos. Pode-se afirmar que a metodologia utilizada pelo professor facilitou para que o ambiente de ensino fosse um motor para o estabelecimento das relações afetivas. A afetividade construída no processo possibilitou aos alunos uma facilitação para a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "DANÇA CONTEMPORÂNEA; AFETIVIDADE; ENSINO DE DANÇA., DANÇA CONTEMPORÂNEA; AFETIVIDADE; ENSINO DE DANÇA., DANÇA CONTEMPORÂNEA; AFETIVIDADE; ENSINO DE DANÇA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID9974_17082016203557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEANDRA SANTOS" "autor_email" => "leandra-santoss2012@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20172 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2953 "inscrito_id" => 9974 "titulo" => "AFETIVIDADE E DANÇA CONTEMPORÂNEA: SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do ensino da dança contemporânea na construção da afetividade em um grupo de jovens e adultos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco na cidade do Recife/PE. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa, essa abordagem é muito útil no que diz respeito à investigação científica dos atores sociais, dos grupos, de suas relações e da sua constituição, pois, ela ajuda a explicar dados da realidade investigada. A técnica para coleta de dados foi a observação participante com registo. Os sujeitos da pesquisa foram o professor regente do curso de dança contemporânea e duas turmas com participantes homens e mulheres com faixa etária entre 17 e 30 anos de diferentes formações que buscavam experiências formativas na linguagem da dança. Segundo BARRY (1997) “O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento social são inseparáveis. Portanto, quando são conceituados separadamente não causam surpresa à existência de paralelos evidentes entre eles”. (p.114). A atuação docente foi de extrema importância para o estabelecimento da afetividade na constituição de um coletivo de dança. Constatamos ainda a importância de criar ambientes favoráveis para o ensino/aprendizagem em dança e a construção da afetividade nesses grupos educativos. Pode-se afirmar que a metodologia utilizada pelo professor facilitou para que o ambiente de ensino fosse um motor para o estabelecimento das relações afetivas. A afetividade construída no processo possibilitou aos alunos uma facilitação para a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "DANÇA CONTEMPORÂNEA; AFETIVIDADE; ENSINO DE DANÇA., DANÇA CONTEMPORÂNEA; AFETIVIDADE; ENSINO DE DANÇA., DANÇA CONTEMPORÂNEA; AFETIVIDADE; ENSINO DE DANÇA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID9974_17082016203557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEANDRA SANTOS" "autor_email" => "leandra-santoss2012@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }