O presente artigo tem como objetivo a temática educação inclusiva, em destaque, as dificuldades encontradas por alunos portadores de necessidades especiais e o desafio do fazer pedagógico na sala regular com ênfase na modalidade inclusiva enfocado em quatro momentos: primeiro aborda um breve histórico sobre como sucedeu o processo educacional inclusivo; em sequência, discute a forma distinta que o aprendiz possui para alcançar uma aprendizagem significativa; bem como, a atual realidade da prática pedagógica no processo inclusivo e os desafios encontrados por alunos com necessidades educacionais especiais na modalidade regular de ensino. Para endossar essa discussão embasa-se em um estudo bibliográfico, que realça autores como: Cunha (2008), Dutra (2006), Martinelli (2005), Mantoan (2008), Coll (2004), Marrchesi (2004), e Palacios (2004). Teorias que discute a necessidade de um ambiente educacional que se adeque a modalidade inclusiva de ensino, para que o ser especial possa ampliar suas potencialidades, uma vez que a integração desse público não é o essencial para assimilação das informações proporcionadas na sala regular de ensino.