Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTÕES DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, PROFESSOR, FORMAÇÃO DO ALUNO/LEITOR, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As discussões propostas neste trabalho surgem a partir da observação de como a literatura vem sendo negligenciada nos últimos anos em nossas escolas, principalmente no ensino fundamental II. Nesse nível de ensino não há um programa específico de literatura. Assim, os textos literários são diluídos em outros conteúdos e trabalhados como os demais gêneros textuais que circulam na escola, sem que suas especificidades sejam consideradas. Nesse sentido, procuramos aqui discutir o letramento e seu caráter plural a fim de compreender como a escola, enquanto agência de letramento deve operar para promover, dentre outros, o letramento literário, realizando uma abordagem do texto literário que tenha como objetivo principal a experiência com a literatura e sua diversidade, que ela seja encarada como uma prática social e integre a vida dos alunos, não se limitando ao espaço escolar. Dessa forma, é imprescindível que a leitura literária na escola seja constantemente objeto de reflexão, porque ela, muitas vezes, é guiada por concepções e por objetivos arraigados na tradição escolar, limitando a possibilidade de uma verdadeira experiência com a literatura. As reflexões crítico-teóricas serão pautadas em Kleiman (2005), Soares (2006), Cosson (2007), Rangel (2007) Rojo (2009) Colomer (2007), Chiaretto (2007) Zilberman (2007), dentre outros. Esses autores, além de proporcionar o aparato teórico necessário à fundamentação desse trabalho, também asseguram a relevância de se trabalhar na perspectiva do letramento, isto é, considerando as especificidades de cada texto que circula nos diversos meios sociais, bem como sua abordagem em sala de aula. Com esses autores, podemos considerar que, para proporcionar o letramento literário, em sua plenitude, a escola precisa redimensionar o trabalho com a leitura literária, tornando-o dinâmico, interativo e prazeroso. A interação oportuniza o diálogo com e sobre o texto, o confronto de posições, a discussão sobre os possíveis sentidos do texto – levando em conta as referências de cada um dos envolvidos, bem como seus conhecimentos linguísticos e extralinguísticos.

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