Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ.

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19612
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3383
    "inscrito_id" => 9942
    "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ."
    "resumo" => "A valorização da docência como matriz profissional se configura como o principal desafio em nossa atualidade. Não há duvida de que a docência constitui o setor central de desenvolvimento da sociedade contemporânea e um dos pontos imprescindíveis para entender às transformações. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) traz em sua concepção a necessidade de tratar o conhecimento universitário de modo contextualizado, utilizando sempre as relações entre conteúdos e realidade para dar significado ao aprendido, estimular o protagonismo do discente e a autonomia intelectual. Além disso, incorpora a ideia de que a contextualização é um eixo importante para dar significado ao conhecimento problematizado e entendido pelo aluno universitário. O PIBID/UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ foi implantado em 2011, com objetivo de inserir o acadêmico  em seu futuro local de atuação. Atualmente, o Programa é visto pela comunidade acadêmica como imprescindível na complementação profissional dos discentes em Educação Física uma vez que, incentiva a leitura e contextualização de textos, realiza discussões acadêmicas para a elaboração dos planos de aulas a serem aplicados nas escolas da região, para além dos monitores intercederem durante todo o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. Assim sendo, este artigo foi elaborado a partir de experiências de três bolsistas e um coordenador do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Visa tão somente, relatar as experiências ocorridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  e a influência dessas vivências práticas para o conhecimento de um ensino de qualidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9942_19082016000123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MIKAEL SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MIKAEL SILVA"
    "autor_email" => "f.mikael@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19612
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3383
    "inscrito_id" => 9942
    "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ."
    "resumo" => "A valorização da docência como matriz profissional se configura como o principal desafio em nossa atualidade. Não há duvida de que a docência constitui o setor central de desenvolvimento da sociedade contemporânea e um dos pontos imprescindíveis para entender às transformações. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) traz em sua concepção a necessidade de tratar o conhecimento universitário de modo contextualizado, utilizando sempre as relações entre conteúdos e realidade para dar significado ao aprendido, estimular o protagonismo do discente e a autonomia intelectual. Além disso, incorpora a ideia de que a contextualização é um eixo importante para dar significado ao conhecimento problematizado e entendido pelo aluno universitário. O PIBID/UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ foi implantado em 2011, com objetivo de inserir o acadêmico  em seu futuro local de atuação. Atualmente, o Programa é visto pela comunidade acadêmica como imprescindível na complementação profissional dos discentes em Educação Física uma vez que, incentiva a leitura e contextualização de textos, realiza discussões acadêmicas para a elaboração dos planos de aulas a serem aplicados nas escolas da região, para além dos monitores intercederem durante todo o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. Assim sendo, este artigo foi elaborado a partir de experiências de três bolsistas e um coordenador do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Visa tão somente, relatar as experiências ocorridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  e a influência dessas vivências práticas para o conhecimento de um ensino de qualidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9942_19082016000123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MIKAEL SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MIKAEL SILVA"
    "autor_email" => "f.mikael@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A valorização da docência como matriz profissional se configura como o principal desafio em nossa atualidade. Não há duvida de que a docência constitui o setor central de desenvolvimento da sociedade contemporânea e um dos pontos imprescindíveis para entender às transformações. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) traz em sua concepção a necessidade de tratar o conhecimento universitário de modo contextualizado, utilizando sempre as relações entre conteúdos e realidade para dar significado ao aprendido, estimular o protagonismo do discente e a autonomia intelectual. Além disso, incorpora a ideia de que a contextualização é um eixo importante para dar significado ao conhecimento problematizado e entendido pelo aluno universitário. O PIBID/UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ foi implantado em 2011, com objetivo de inserir o acadêmico em seu futuro local de atuação. Atualmente, o Programa é visto pela comunidade acadêmica como imprescindível na complementação profissional dos discentes em Educação Física uma vez que, incentiva a leitura e contextualização de textos, realiza discussões acadêmicas para a elaboração dos planos de aulas a serem aplicados nas escolas da região, para além dos monitores intercederem durante todo o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. Assim sendo, este artigo foi elaborado a partir de experiências de três bolsistas e um coordenador do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Visa tão somente, relatar as experiências ocorridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a influência dessas vivências práticas para o conhecimento de um ensino de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.