Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUALIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA SOB O PRISMA DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O debate sobre qualidade do ensino tem sido um tema continuamente fomentado para compreendermos o papel da educação e a função da escola pública, já a problematização sobre o ensino de sociologia vai ganhando lentamente espaço e, principalmente, a partir de 2008 quando a disciplina é reintroduzida mais uma vez na escola pública, especificamente no ensino médio em nível nacional. Neste texto, interligamos qualidade do ensino e ensino de sociologia para realizarmos uma contextualização e compreender a qualidade do ensino de sociologia na escola pública a partir do que estamos conceituando de “imaginação sociológica” (MILLS, 1982). Para isso, procuramos compreender qual o sentido de imaginação sociológica de professores de sociologia e entender como essa imaginação contribui para a qualidade do ensino da disciplina sociologia na escola pública. A pesquisa foi realizada com estudantes da licenciatura em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN vinculado ao Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que atuam na escola pública da cidade de Mossoró (RN). Evidentemente, que, por questões temporais, não assumimos, efetivamente, a etnografia (MALINOWSKI, 1922) como metodologia da pesquisa, porém, alguns recursos metodológicos da pesquisa etnográfica foram utilizados para a realização e desenvolvimento da investigação: observação participante, entrevistas, anotações em cadernos de campo, questionários. Percebemos, pela visão dos professores, um entendimento positivo do sentido de imaginação sociológica no contexto do cotidiano da escola pública, sobretudo, quando os relatos dos professores nos fizeram compreender a imaginação sociológica como uma atitude revolucionária levando à ruptura de paradigmas de olhares, atitudes e compreensão de alunos e professores sobre o mundo e sobre si.

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