Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DO FILO ANNELIDA: O USO DE METODOLOGIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA E DO LÚDICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ - PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, MODELOS DIDÁTICOS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20931
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 1959
    "titulo" => "ENSINO DO FILO ANNELIDA: O USO DE METODOLOGIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA E DO LÚDICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ - PB"
    "resumo" => "Nos últimos anos o uso de metodologias didáticas e lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia vem sendo investigado por diversos estudiosos por permitir aos estudantes aulas mais atrativas e diferenciadas. Entretanto, algumas questões sobre a ludicidade, como a forma e os meios empregados, e também o papel que desenvolve na Educação Básica ainda demandam estudos. Desta forma, o trabalho exposto abrangeu experiências práticas-metodológicas no Ensino de Biologia com utilização de modelos didáticos referentes ao Filo Annelida na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB. O mesmo objetivou desenvolver metodologias e construção de modelos didáticos de representantes dos anelídeos como alternativa para o ensino de Biologia. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 2ª série “C” do ensino médio, contando com a participação de 35 discentes com idade entre 15 a 18 anos da escola citada. Durante a pesquisa, foram aplicados questionários pré e pós vivências, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do Filo e posteriormente os adquiridos no decorrer do trabalho. Em sala e no laboratório de Ciências da escola houve a apresentação do tema tratado com aulas teóricas e práticas, necessários para a contextualização dos conteúdos e exibição de vídeos relacionados à temática do trabalho, finalizando com a confecção de modelos didáticos. Observou-se um envolvimento significativo dos estudantes, pois os mesmos demonstraram participação e interesse, com o assunto tratado de forma lúdica. Destacaram-se também a experiência adquirida e o fato de proporcionar a compreensão dos anelídeos com métodos diferenciados de ensino-aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, MODELOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1959_08082016164100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DANTAS DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "ana.dantas.santos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20931
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 1959
    "titulo" => "ENSINO DO FILO ANNELIDA: O USO DE METODOLOGIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA E DO LÚDICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ - PB"
    "resumo" => "Nos últimos anos o uso de metodologias didáticas e lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia vem sendo investigado por diversos estudiosos por permitir aos estudantes aulas mais atrativas e diferenciadas. Entretanto, algumas questões sobre a ludicidade, como a forma e os meios empregados, e também o papel que desenvolve na Educação Básica ainda demandam estudos. Desta forma, o trabalho exposto abrangeu experiências práticas-metodológicas no Ensino de Biologia com utilização de modelos didáticos referentes ao Filo Annelida na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB. O mesmo objetivou desenvolver metodologias e construção de modelos didáticos de representantes dos anelídeos como alternativa para o ensino de Biologia. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 2ª série “C” do ensino médio, contando com a participação de 35 discentes com idade entre 15 a 18 anos da escola citada. Durante a pesquisa, foram aplicados questionários pré e pós vivências, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do Filo e posteriormente os adquiridos no decorrer do trabalho. Em sala e no laboratório de Ciências da escola houve a apresentação do tema tratado com aulas teóricas e práticas, necessários para a contextualização dos conteúdos e exibição de vídeos relacionados à temática do trabalho, finalizando com a confecção de modelos didáticos. Observou-se um envolvimento significativo dos estudantes, pois os mesmos demonstraram participação e interesse, com o assunto tratado de forma lúdica. Destacaram-se também a experiência adquirida e o fato de proporcionar a compreensão dos anelídeos com métodos diferenciados de ensino-aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, MODELOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1959_08082016164100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DANTAS DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "ana.dantas.santos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nos últimos anos o uso de metodologias didáticas e lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia vem sendo investigado por diversos estudiosos por permitir aos estudantes aulas mais atrativas e diferenciadas. Entretanto, algumas questões sobre a ludicidade, como a forma e os meios empregados, e também o papel que desenvolve na Educação Básica ainda demandam estudos. Desta forma, o trabalho exposto abrangeu experiências práticas-metodológicas no Ensino de Biologia com utilização de modelos didáticos referentes ao Filo Annelida na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB. O mesmo objetivou desenvolver metodologias e construção de modelos didáticos de representantes dos anelídeos como alternativa para o ensino de Biologia. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 2ª série “C” do ensino médio, contando com a participação de 35 discentes com idade entre 15 a 18 anos da escola citada. Durante a pesquisa, foram aplicados questionários pré e pós vivências, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do Filo e posteriormente os adquiridos no decorrer do trabalho. Em sala e no laboratório de Ciências da escola houve a apresentação do tema tratado com aulas teóricas e práticas, necessários para a contextualização dos conteúdos e exibição de vídeos relacionados à temática do trabalho, finalizando com a confecção de modelos didáticos. Observou-se um envolvimento significativo dos estudantes, pois os mesmos demonstraram participação e interesse, com o assunto tratado de forma lúdica. Destacaram-se também a experiência adquirida e o fato de proporcionar a compreensão dos anelídeos com métodos diferenciados de ensino-aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.