OLIVEIRA, Lourhana Dos Santos et al.. Educando ambientalmente por meio do teatro. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20888>. Acesso em: 23/12/2024 00:48
Surgem novos desafios aos docentes em preparar novos métodos de ensino-aprendizagem, em um mundo globalizado de hoje onde é preciso direcionar os discentes as causas e acontecimentos a sua realidade , como o meio ambiente utiliza-se o teatro como forma de sensibilização e melhor entendimento nos assuntos abordados.Assim dentre varias metodologia de ensino, é possível a interação participativa dos alunos e ate desenvolver potencialidades futuras com o teatro. O seguinte trabalho apresentado foi desenvolvido na escola Jadihel Carvalho sobre questões ambientais da cidade de Caxias-MA a partir de encenações relatando impactos sobre o ambiente e prejuízos que isso poderia causar por descuido da população. A pesquisa foi seguida por 3 turmas do 5 ano do ensino fundamental, sendo aplicados questionários para que avaliassem o método proposto como forma de ensino-aprendizagem, de 100% do total 50% a 93% acreditam que o teatro pode contribuir na criatividade e tornar o ensino mais proveitoso, já em relação a socialização da turma em proveito do ensino,assim diz de 93% a 79%. Com isso acreditam que essa metodologia também possa contribuir no melhor entendimento dos assuntos trabalhados, entre100%, 86% a 15% afirmam, e em percepção que o teatro possa tornar as aulas mais agradáveis, de 100% a 93% os alunos ficam mais interessados a aprender. Conclui-se que o teatro com seu perfil lúdico e abordando assuntos da nossa realidade que possam auxiliar em diversos requisitos do aluno como, sua formação , a fala em público, postura, capaz de se tornar critico e satisfazer as necessidades de novas idéias para outras atividades, quando desenvolvidas e ligadas a realidade há a curiosidade dos alunos em realizar essas práticas metodológicas utilizadas.