Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES CIRCENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: ATIVIDADES CIRCENSES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20383 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 9842 "titulo" => "ATIVIDADES CIRCENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "As apresentações circenses, tradicionalmente, encantam a todos com suas apresentações que utilizam o corpo e suas habilidades como principal ferramenta. Pertencem ao grupo de atividades expressivas, por isso torna-se importante sua inclusão nas aulas de Educação Física. Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma experiência com atividades circenses, feita por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Educação Física, do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. A intervenção foi realizada com alunos de ambos os sexos da segunda fase do ensino fundamental (7º e 8º anos), com idades entre 11 a 15 anos. As atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João Pessoa/PB, no turno da manhã, sendo dois encontros semanais, com duração de 45 minutos cada. O método de procedimento foi o Colaborativo (TINOCO, 2007), desenvolvido em quatro fases distintas: estudo do contexto escolar e do grupo participante, aprofundamento do conhecimento sobre as atividades circenses, planejamento, prática e avaliação do processo de ensino aprendizagem. Concluímos que essas atividades podem ser ministradas, para que isto aconteça é imprescindível à pesquisa e o planejamento sobre o tema de maneira a dominar o assunto e transformá-lo em conhecimento possível de ensinado em suas aulas de maneira a enriquecer a cultura e a educação como um todo.As apresentações circenses, tradicionalmente, encantam a todos com suas apresentações que utilizam o corpo e suas habilidades como principal ferramenta. Pertenc" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ATIVIDADES CIRCENSES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9842_16082016230330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILSON SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LENILSON" "autor_email" => "Lenilson_l2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20383 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 9842 "titulo" => "ATIVIDADES CIRCENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "As apresentações circenses, tradicionalmente, encantam a todos com suas apresentações que utilizam o corpo e suas habilidades como principal ferramenta. Pertencem ao grupo de atividades expressivas, por isso torna-se importante sua inclusão nas aulas de Educação Física. Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma experiência com atividades circenses, feita por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Educação Física, do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. A intervenção foi realizada com alunos de ambos os sexos da segunda fase do ensino fundamental (7º e 8º anos), com idades entre 11 a 15 anos. As atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João Pessoa/PB, no turno da manhã, sendo dois encontros semanais, com duração de 45 minutos cada. O método de procedimento foi o Colaborativo (TINOCO, 2007), desenvolvido em quatro fases distintas: estudo do contexto escolar e do grupo participante, aprofundamento do conhecimento sobre as atividades circenses, planejamento, prática e avaliação do processo de ensino aprendizagem. Concluímos que essas atividades podem ser ministradas, para que isto aconteça é imprescindível à pesquisa e o planejamento sobre o tema de maneira a dominar o assunto e transformá-lo em conhecimento possível de ensinado em suas aulas de maneira a enriquecer a cultura e a educação como um todo.As apresentações circenses, tradicionalmente, encantam a todos com suas apresentações que utilizam o corpo e suas habilidades como principal ferramenta. Pertenc" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ATIVIDADES CIRCENSES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9842_16082016230330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILSON SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LENILSON" "autor_email" => "Lenilson_l2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As apresentações circenses, tradicionalmente, encantam a todos com suas apresentações que utilizam o corpo e suas habilidades como principal ferramenta. Pertencem ao grupo de atividades expressivas, por isso torna-se importante sua inclusão nas aulas de Educação Física. Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma experiência com atividades circenses, feita por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Educação Física, do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. A intervenção foi realizada com alunos de ambos os sexos da segunda fase do ensino fundamental (7º e 8º anos), com idades entre 11 a 15 anos. As atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João Pessoa/PB, no turno da manhã, sendo dois encontros semanais, com duração de 45 minutos cada. O método de procedimento foi o Colaborativo (TINOCO, 2007), desenvolvido em quatro fases distintas: estudo do contexto escolar e do grupo participante, aprofundamento do conhecimento sobre as atividades circenses, planejamento, prática e avaliação do processo de ensino aprendizagem. Concluímos que essas atividades podem ser ministradas, para que isto aconteça é imprescindível à pesquisa e o planejamento sobre o tema de maneira a dominar o assunto e transformá-lo em conhecimento possível de ensinado em suas aulas de maneira a enriquecer a cultura e a educação como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.