Este artigo tem a finalidade de refletir sobre o papel da motivação na aprendizagem do estudante, destacando assim a sua significativa contribuição na construção de valores sejam eles pessoais/individuais ou coletivos, além de ressaltar a importância de se ter professores e alunos motivados no ambiente escolar. Para compreendermos melhor a presente discussão realizamos a leitura de referenciais teóricos em torno da temática, pois foi a partir desse embasamento qualitativo que solidificamos a presente reflexão acerca do tema proposto, já que todas as contribuições aqui citadas foram de grande valor para o enriquecimento do artigo. A motivação está intimamente ligada com as ações humanas, ações essas que são motivadas pelos desejos/objetivos a serem alcançados futuramente, sendo assim, é possível compreender que os indivíduos agem impulsionados por objetivos e/ou necessidades que julgam importantes para a sobrevivência humana, e falar de objetivos é destacar também, as energias que servem como “estimulantes” para o alcance daquilo que se determina como meta. Compreendemos assim, que a motivação é necessária no processo educativo de qualquer indivíduo, pois é a partir dela que se desperta o desejo de buscar novos horizontes sem o reforçamento contínuo do outro, já que a motivação é o processo onde acontece o surgimento dos motivos e o desenvolvimento e mobilização dos comportamentos.