Resumo:
Este estudo tem como objetivo discutir o processo de socialização da criança ao ser inserida pela primeira vez na Educação Infantil. Sabe-se que a entrada na escola é um período de grande importância na vida acadêmica de todo individuo, é uma fase de descobertas, onde a criança é inserida inicialmente para buscar conhecimentos, mas vai, além disso, é nessa fase que a criança deverá dar os primeiros passos como cidadão. Para realização deste estudo foi observada uma turma de Educação Infantil nos cinco primeiros dias de aulas e mais cinco dias após o período de três meses. Entretanto, tivemos como foco de atenção observação de duas alunas que nos primeiros dias de observação apresentavam dificuldades de socialização. Embora a socialização tenha sido trabalhada de forma superficial, sem um direcionamento específico, as alunas observadas apresentaram avanços no período de três meses, principalmente a aluna Letícia. Na realidade o que mais contribuiu para que o quadro da referida aluna apresentasse melhoras foi à interação da professora junto à família. Sabe-se que o processo de socialização pode ser lento, depende muito do perfil e história de vida de cada criança. Mas, cabe o professor da Educação Infantil em sua prática pedagógica proporcionar atividades que viabilize de forma mais efetiva o processo de socialização das crianças, principalmente aquelas que são inseridas pela primeira vez na escola.