O gênero seminário escolar é constantemente solicitado pelos professores da educação básica e do ensino superior, visto que possibilita a integração e o desenvolvimento de atividades de leitura, escrita, exposição e debate. Entretanto, a ausência de um trabalho sistematizado, que compreenda as etapas de planejamento, de execução e de avaliação, conduz os alunos desses níveis de ensino a repetir estratégias utilizadas por outros colegas, as quais, muitas vezes, são empregadas sem orientações prévias à elaboração e apresentação de um seminário. Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática sobre o gênero seminário escolar, desenvolvida na disciplina Redação Técnica, do Curso de Bacharelado em Agroindústria, de uma universidade pública. A proposta de trabalho foi implementada sob a forma de minicurso, direcionado para o estudo do gênero em foco. As atividades foram organizadas obedecendo a cinco etapas: a) particularização do gênero, a partir de pesquisa orientada no universo virtual; b) discussão sobre exposição oral e seminário; c) reconhecimento das etapas que o constituem; d) apreciação de características linguísticas do gênero, organização e montagem de slides; e) avaliação de um seminário vídeo- gravado. Os resultados parciais revelaram que a realização de um seminário, enquanto exposição oral de um conteúdo, demanda a organização de uma estrutura relativamente padronizada, que considere os encontros para planejamento, a didatização do conteúdo e a avaliação da atividade realizada.