Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL ISABEL RODRIGUES DE MELO

Palavra-chaves: JOGOS, VIRTUAIS, ENSINO, GEOGRAFIA Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19911
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1819
    "inscrito_id" => 1382
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL ISABEL RODRIGUES DE MELO"
    "resumo" => "Nos dias de hoje, grande parte dos alunos sentem dificuldades em compreender alguns conceitos trabalhados em sala de aula, além disso muitos tem dificuldades em transpor tais saberes para sua própria realidade. Existe uma certa carência em suprir as necessidades de mudanças na escola. A escola não mudou, ou pelo menos não se adequou as rápidas mudanças tecnológicas advinda da revolução técnico cientifica informacional, os modelos didáticos não evoluíram, entretanto as metodologias de avaliações continuam as mesmas. Com o atual crescimento e desenvolvimento dos avanços tecnológicos, surge a necessidade de se aplicar novas metodologias para o ensino e o aprendizado dos alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar se a utilização de jogos virtuais tem facilitado a compreensão do processo de aprendizagem, o rendimento e a frequência dos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Izabel Rodrigues de Melo ou apenas os entretém. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para a compreensão e importância do uso de jogos no ensino de geografia, em seguida foi desenvolvido um estudo de caso, baseado numa análise quantitativa e qualitativa. Numa turma do 1º ano único do Ensino Médio ano de uma escola pública, num total de 35 alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "JOGOS, VIRTUAIS, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID1382_15082016151933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO IVENS DE ARAÚTO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO IVENS"
    "autor_email" => "ivens_gilberto@yahoo.com."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19911
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1819
    "inscrito_id" => 1382
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL ISABEL RODRIGUES DE MELO"
    "resumo" => "Nos dias de hoje, grande parte dos alunos sentem dificuldades em compreender alguns conceitos trabalhados em sala de aula, além disso muitos tem dificuldades em transpor tais saberes para sua própria realidade. Existe uma certa carência em suprir as necessidades de mudanças na escola. A escola não mudou, ou pelo menos não se adequou as rápidas mudanças tecnológicas advinda da revolução técnico cientifica informacional, os modelos didáticos não evoluíram, entretanto as metodologias de avaliações continuam as mesmas. Com o atual crescimento e desenvolvimento dos avanços tecnológicos, surge a necessidade de se aplicar novas metodologias para o ensino e o aprendizado dos alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar se a utilização de jogos virtuais tem facilitado a compreensão do processo de aprendizagem, o rendimento e a frequência dos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Izabel Rodrigues de Melo ou apenas os entretém. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para a compreensão e importância do uso de jogos no ensino de geografia, em seguida foi desenvolvido um estudo de caso, baseado numa análise quantitativa e qualitativa. Numa turma do 1º ano único do Ensino Médio ano de uma escola pública, num total de 35 alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "JOGOS, VIRTUAIS, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID1382_15082016151933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO IVENS DE ARAÚTO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO IVENS"
    "autor_email" => "ivens_gilberto@yahoo.com."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nos dias de hoje, grande parte dos alunos sentem dificuldades em compreender alguns conceitos trabalhados em sala de aula, além disso muitos tem dificuldades em transpor tais saberes para sua própria realidade. Existe uma certa carência em suprir as necessidades de mudanças na escola. A escola não mudou, ou pelo menos não se adequou as rápidas mudanças tecnológicas advinda da revolução técnico cientifica informacional, os modelos didáticos não evoluíram, entretanto as metodologias de avaliações continuam as mesmas. Com o atual crescimento e desenvolvimento dos avanços tecnológicos, surge a necessidade de se aplicar novas metodologias para o ensino e o aprendizado dos alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar se a utilização de jogos virtuais tem facilitado a compreensão do processo de aprendizagem, o rendimento e a frequência dos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Izabel Rodrigues de Melo ou apenas os entretém. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para a compreensão e importância do uso de jogos no ensino de geografia, em seguida foi desenvolvido um estudo de caso, baseado numa análise quantitativa e qualitativa. Numa turma do 1º ano único do Ensino Médio ano de uma escola pública, num total de 35 alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.