Nos dias de hoje, grande parte dos alunos sentem dificuldades em compreender alguns conceitos trabalhados em sala de aula, além disso muitos tem dificuldades em transpor tais saberes para sua própria realidade. Existe uma certa carência em suprir as necessidades de mudanças na escola. A escola não mudou, ou pelo menos não se adequou as rápidas mudanças tecnológicas advinda da revolução técnico cientifica informacional, os modelos didáticos não evoluíram, entretanto as metodologias de avaliações continuam as mesmas. Com o atual crescimento e desenvolvimento dos avanços tecnológicos, surge a necessidade de se aplicar novas metodologias para o ensino e o aprendizado dos alunos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral analisar se a utilização de jogos virtuais tem facilitado a compreensão do processo de aprendizagem, o rendimento e a frequência dos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Izabel Rodrigues de Melo ou apenas os entretém. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para a compreensão e importância do uso de jogos no ensino de geografia, em seguida foi desenvolvido um estudo de caso, baseado numa análise quantitativa e qualitativa. Numa turma do 1º ano único do Ensino Médio ano de uma escola pública, num total de 35 alunos.