Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de práticas instituintes e colaborativas.