Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS: UMA PROPOSTA INSTITUINTE ATRAVÉS DO PROJETO “A RÁDIO NA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO

Palavra-chaves: PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22030
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS: UMA PROPOSTA INSTITUINTE ATRAVÉS  DO PROJETO “A RÁDIO NA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO"
    "resumo" => "Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como  CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo  de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem  ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de  práticas instituintes e colaborativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9178_09082016185237.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA ALMEIDA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOURA"
    "autor_email" => "patricia_mouraa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22030
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS: UMA PROPOSTA INSTITUINTE ATRAVÉS  DO PROJETO “A RÁDIO NA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO"
    "resumo" => "Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como  CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo  de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem  ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de  práticas instituintes e colaborativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9178_09082016185237.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA ALMEIDA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOURA"
    "autor_email" => "patricia_mouraa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de práticas instituintes e colaborativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.