A presença dos gêneros discursivos no nosso cotidiano é constante e, através deles, nos comunicamos, seja por meio da oralidade ou da escrita. Sendo assim, percebemos a importância de, na sala de aula, considerarmos a prática da escrita, a fim de que as crianças apropriem-se destes gêneros, compreendendo a sua estrutura e funcionalidade na sociedade. Destacamos então, que o trabalho com texto, deve ir além dos textos escolares e ampliando este repertório, oportunizar a cada estudante o contato com outros gêneros do discurso, que circulam diariamente no meio social, tornando assim, o trabalho com a escrita algo constante e sistemático. Sabemos que a sequência didática é uma metodologia adequada para este fim. Baseando-nos em Abaurre e Abaurre (2012), Bakhtin (2011), Barbosa e Leite (2014), Brasil (1997), Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), Dubeux e Souza (2012), Barbosa e Leite (2014), Gomes (2009), Wachowicz (2012),temos como objetivo relatar o trabalho realizado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, no qual através de uma sequência de atividades interdisciplinares (sequência didática), buscamos a estruturação de momentos de reflexão a respeito do sistema de escrita alfabética e produção textual escrita, em específico, a compreensão e elaboração do gênero discursivo bilhete. Diante disto, desejamos compartilhar desta experiência e apresentar as concepções que nortearam a prática pedagógica executada. Como metodologia, elaboramos uma sequência didática interdisciplinar, a partir do livro “Só um minutinho” de Ana Maria Machado e focamos o conhecimento e a escrita de um bilhete resposta ao contido na história narrada. Desta forma, foi possível observar o satisfatório envolvimento das crianças na elaboração do que foi proposto e demonstraram, na prática cotidiana, compreender qual a estrutura de um bilhete e sua função social. (CAPES – Observatório da Educação, OBEDUC 21053/2012 - UFRN – CONTAR. PPGED/PPGEL/PPGECNM).