PORTELLA, Giselly Jordan Virginia. Pós-construtivismo: uma proposta para a alfabetização. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21984>. Acesso em: 23/12/2024 05:00
O Ensino é um processo, assim sendo, devem ser realizados constantemente estudos objetivando identificar a melhor forma, método e teoria considerada ideal para que o educando aprenda. Diversas teorias buscam apoiar a prática docente no alcance do resultado desejado. Vastos programas e iniciativas levantam a bandeira da alfabetização: Pactos pela alfabetização na idade certa, formações, treinamentos, bolsas de incentivos e assim se segue, mas com parcos resultados. Em se tratando de pesquisa em Educação, o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), idealizado pela professora Esther Pillar Grossi acredita que todos podem aprender. O trabalho apresenta como cerne de estudo os princípios teóricos do construtivismo e do pós-construtivismo. Na presente pesquisa, propõe analisar a contribuição da teoria Pós-Construtivista, identificando-a como base teórica sólida para práticas alfabetizadoras eficazes. As considerações teóricas fundamentam-se em Grossi (2008 e 2010), Vergnaud (2008), Pain (2008),citada por Vergnaud, dentre outros, objetivando relatar o estado da arte do GEEMPA e as contribuições do Pós-Construtivismo para o processo de alfabetização.