SILVA, Victor Hugo Da. Educação ambiental: conceitos e diálogos na formação de professores. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20768>. Acesso em: 05/11/2024 11:04
O presente trabalho buscou a compreensão das inter-relações da Educação Ambiental enquanto prática docente, analisando o papel do Educador enquanto ator de transformação das perspectivas dos educandos no que diz respeito às questões ambientais, evidenciando as práticas educacionais. As relações entre a práxis, as práticas pedagógicas, o meio ambiente e a mudança paradigmática foram abordadas com o intuito de viabilizar um melhor entendimento do tema. Foi de modo interdisciplinar, com um olhar humano e consciente, que foi embasada essa investigação. Através da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, de caráter tanto quantitativo, quanto qualitativo - com o uso de questões semiestruturadas e dissertativas - que analisou-se relações advindas das novas abordagens metodológicas. A pesquisa foi realizada com professores de todas as séries do Ensino Fundamental, no período de janeiro a março de 2016, no Centro Educacional Vista Verde, localizado no conjunto Parque das Dunas, zona norte da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.