As parasitoses tem sido ao longo dos séculos um dos mais sérios problemas de saúde pública. A alta prevalência encontra-se diretamente ligada a falta de saneamento básico e condições inadequadas de higiene e educação. O acesso a informação de hábitos profiláticos de saúde, diminui a prevalência de infecções e, consequentemente, os gastos com atendimento médico e derivados. Assim, acredita-se que promoção de saúde através de estratégias educativas deve ser enfatizada, como mecanismo de prevenção. Este trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos os conhecimentos necessários acerca da estrutura, ciclo de vida, forma de contágio e profilaxia dessas patologias. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de caráter exploratório, através da aplicação de questionários em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, contendo 76 alunos,da EEEF Isabel Maria das Neves, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Após avaliação, os resultados apontaram que muitos alunos não mantinham hábitos higiênicos adequados, apresentavam dificuldades em descrever o que seria um parasito, e demonstraram não conhecer nenhuma doença parasitológica, apesar de ser algo tão comum nessa fase da vida. Depois da aplicação dos questionários foram realizadas intervenções didático-práticas diferenciadas sobre a temática, visando uma melhor apreensão do conteúdo. Por fim foram aplicados os mesmos questionários novamente com a turma, e constatou-se que os alunos conseguiram compreender esse assunto com mais clareza.