Este trabalho foi desenvolvido com a intenção de aprimorar e oportunizar ao grupo da terceira idade, participantes das ações desenvolvidas pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP, localizado no bairro do Pina – Recife – Pernambuco, um encantamento com a prática da leitura e um fortalecimento do processo de construção de ser ecologicamente alfabetizado. Tendo como objetivo foi fortalecer as competências cognitivas, afetivas e sociais, fundamentais à formação e exercício de cidadania, abordando as questões socioambientais e respectivas soluções, a partir das vivências do grupo participante na oficina. E, especificamente, redimensionar as possibilidades do grupo da terceira idade para produzir materiais utilizados por instituições educativas tendo como base os 4Rs - repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, bem como fortalecer a consciência cidadã com a participação da terceira idade enquanto protagonistas sociais.Os procedimentos metodológicos adotados foram apoiados nos pressupostos que dão suporte ao planejamento, execução e avaliação de oficina pedagógica, na medida em que propiciam a articulação de conceitos com as vivências do participante; a apropriação ou construção coletiva de saberes e ações que decorrem, principalmente, do conhecimento prévio, das habilidades, dos interesses, das necessidades, dos valores e julgamentos dos participantes. Realizamos quatro encontros, distribuídos ao longo de quatro meses, com duração de duas horas cada, obtendo como resultado a elaboração de dois livros de tecido pedagógicos sensoriais. Consideramos que a experiência vivenciada em torno do projeto contribuiu significativamente na formação do grupo de estudantes extensionistas do curso de Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia, da Unicap, possibilitando o fortalecimento da visão crítica da pluralidade de abordagens e apresentando ao estudante outra perspectiva de sua futura atuação como pedagogo dentro das múltiplas vivências em espaços da atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Possibilitou, também, o reconhecimento do grupo da terceira idade como seres críticos, reflexivos, criativos, plenos de direitos no sentido de redimensionar novas possibilidades e conhecimento a partir da ação-reflexão-ação sobre a importância de assegurar atividades que estimulem competências cognitivas, afetivas, sociais e ambientais para os cidadãos.