Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, INCLUSÃO, PRÁTICAS, SABERES Comunicação Oral (CO) Educação Especial
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21859
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 1192
    "titulo" => "OS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS"
    "resumo" => "Diante do crescente número de alunos com deficiências na escola regular, vemos que reconhecidamente essas pessoas procuram a sua formação e os seus direitos à educação, inclusive um direito reconhecido legalmente. Assim, a escola regular precisa se adequar e preparar-se para receber esse aluno. Neste cenário, o professor é o personagem de maior contato com o educando, e por isso, sua função é fundamental na educação. Problematizamos nessa pesquisa sobre quais os saberes da experiência docente que os professores utilizam no ensino a aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Para responder a essa questão objetivamos compreender o papel da experiência vivencial de sala de aula diante dos desafios didáticos na docência; analisar como a experiência vivencial torna-se uma relevante oportunidade de agregar valor aos saberes docentes e promover a autoformação; refletir sobre as políticas na formação inicial e continuada diante do aporte teórico prático para trabalhar junto a alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos organizaram-se em revisão bibliográfica, e na análise da entrevista realizada com duas professoras licenciadas recém-formadas que trazem suas vivências e experiência junto aos estudos sobre educação inclusiva e o ensino a alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Ficou destacado em nossa pesquisa que é primordial os investimentos na formação inicial nas abordagens sobre as deficiências, e que a formação continuada deve ser vista como complementação do vivido na formação inicial, e não como maneira remediativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, INCLUSÃO, PRÁTICAS, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1192_08082016090031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY AQUINO"
    "autor_email" => "shirleyanneaquino@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21859
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 1192
    "titulo" => "OS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS"
    "resumo" => "Diante do crescente número de alunos com deficiências na escola regular, vemos que reconhecidamente essas pessoas procuram a sua formação e os seus direitos à educação, inclusive um direito reconhecido legalmente. Assim, a escola regular precisa se adequar e preparar-se para receber esse aluno. Neste cenário, o professor é o personagem de maior contato com o educando, e por isso, sua função é fundamental na educação. Problematizamos nessa pesquisa sobre quais os saberes da experiência docente que os professores utilizam no ensino a aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Para responder a essa questão objetivamos compreender o papel da experiência vivencial de sala de aula diante dos desafios didáticos na docência; analisar como a experiência vivencial torna-se uma relevante oportunidade de agregar valor aos saberes docentes e promover a autoformação; refletir sobre as políticas na formação inicial e continuada diante do aporte teórico prático para trabalhar junto a alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos organizaram-se em revisão bibliográfica, e na análise da entrevista realizada com duas professoras licenciadas recém-formadas que trazem suas vivências e experiência junto aos estudos sobre educação inclusiva e o ensino a alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Ficou destacado em nossa pesquisa que é primordial os investimentos na formação inicial nas abordagens sobre as deficiências, e que a formação continuada deve ser vista como complementação do vivido na formação inicial, e não como maneira remediativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, INCLUSÃO, PRÁTICAS, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1192_08082016090031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY AQUINO"
    "autor_email" => "shirleyanneaquino@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante do crescente número de alunos com deficiências na escola regular, vemos que reconhecidamente essas pessoas procuram a sua formação e os seus direitos à educação, inclusive um direito reconhecido legalmente. Assim, a escola regular precisa se adequar e preparar-se para receber esse aluno. Neste cenário, o professor é o personagem de maior contato com o educando, e por isso, sua função é fundamental na educação. Problematizamos nessa pesquisa sobre quais os saberes da experiência docente que os professores utilizam no ensino a aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Para responder a essa questão objetivamos compreender o papel da experiência vivencial de sala de aula diante dos desafios didáticos na docência; analisar como a experiência vivencial torna-se uma relevante oportunidade de agregar valor aos saberes docentes e promover a autoformação; refletir sobre as políticas na formação inicial e continuada diante do aporte teórico prático para trabalhar junto a alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos organizaram-se em revisão bibliográfica, e na análise da entrevista realizada com duas professoras licenciadas recém-formadas que trazem suas vivências e experiência junto aos estudos sobre educação inclusiva e o ensino a alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Ficou destacado em nossa pesquisa que é primordial os investimentos na formação inicial nas abordagens sobre as deficiências, e que a formação continuada deve ser vista como complementação do vivido na formação inicial, e não como maneira remediativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.