O artigo tem por objetivo analisar como a proposta de Estágio Supervisionado Docente, bem como as vivências proporcionadas por esse componente curricular têm contribuído com a formação inicial do professor, na perspectiva crítico-reflexiva ou do professor pesquisador, na abordagem de Pimenta (2002). Trata-se de estudo bibliográfico que resgata aspectos da História da Educação. Faz uso, também, metodologicamente, da análise documental e contempla uma articulação teórico-prática reflexiva na formação dos futuros docentes. A investigação se fundamenta nas propostas de autores renomados como Pimenta, Candau e Schön. A proposição do “professor pesquisador” e “professor reflexivo”, conceitos amplamente difundidos no Brasil nos anos 90, são base para as discussões do trabalho aqui encaminhado. Este estudo traça um percurso sobre as concepções acima expostas, tecendo reflexões sobre a formação de professores nas últimas décadas. Em seguida, enfatiza-se a importância da compreensão dos conceitos e dos fundamentos das reflexões tecidas em prol de se elaborar propostas de Estágio Supervisionado Docente que se embasem nessa perspectiva e direcionamento. Ficou evidenciado que a proposta do Estágio Curricular do curso, objeto desta investigação, dirige-se para uma reflexividade que articula teoria e prática, com variantes críticas. Conclui-se, então, que o Estágio na formação do professor, orienta-se à construção de um profissional teoricamente capacitado para refletir, criticamente, em relação a sua prática, capacidade essa que lhe possibilita encaminhar sua prática pedagógica, de forma consciente, a partir das necessidades e dos desafios do cotidiano da sala de aula e da escola como um todo.