FERNANDES, Kamila Galdino et al.. Trilha pedagógica como metodologia no ensino de ciências. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22329>. Acesso em: 23/12/2024 04:06
O presente trabalho aborda a experiência vivenciada na Semana do Meio Ambiente em junho de 2016, realizada na Associação Ecológica Meio Ambientalista (AEMA) no município de Jaciara-MT por meio de uma intervenção pedagógica. O objetivo principal do trabalho é o de sensibilizar os alunos sobre os tipos de poluições através de uma Trilha Pedagógica na própria AEMA. A metodologia abordada foi a da intervenção por meio da Trilha Pedagógica como elemento mediador do ambiente escolar, da ONG e o trabalho com os discentes do PIBID. Como resultado pode-se destacar a participação das turmas do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Professora Maria Villany Delmondes, totalizando 45 alunos que realizaram a trilha. Outro fator de destaque é que esta experiência demonstra uma atuação ampla entre a escola, havendo troca de experiências para ambos (escola e ONG), propiciando uma bagagem mais sólida em termos de saberes, elevando a importância da Educação Ambiental como processo de transformação e sensibilização dos alunos do Ensino Fundamental. Além de demonstrar na prática a importância do meio ambiente em suas vidas e, demonstrar que assim como qualquer outro ser vivo, o ser humano é parte integrante do mundo. Por fim, este trabalho conclui que é possível abordar o Ensino de Ciências com crianças do Ensino Fundamental de maneira prática e divertida, já que princípios ecológicos faz parte do aprendizado desta etapa e a trilha pedagógica potencializa este ensino.