Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS REFLEXOS DO USO DE MATERIAL CONCRETO E MANIPULÁVEL NO ENSINO DE FRAÇÕES

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS, NÚMEROS FRACIONÁRIOS, MATERIAL MANIPULÁVEL Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar os resultados de um trabalho no qual o ensino de números racionais foi desenvolvido por meio da manipulação do material concreto Equivalência de Frações. O trabalho é proposto em etapas e baseado no conceito de frações equivalentes. Sua fundamentação teórica é embasada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval e a fundamentação metodológica é a Engenharia Didática. Consiste em uma proposta didática para o ensino de adição e de subtração de números fracionários de maneira prática, segundo a qual é possível ensinar alunos do sexto ano do Ensino Fundamental a somarem e subtraírem frações sem recorrerem à memorização de algoritmos. Espera-se que, com esse trabalho que os professores de matemática percebam a eficiência em se trabalhar com novas metodologias de ensino.

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