FORMAÇÃO E PRÁTICA EDUCATIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 2013-2016
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21103 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1399 "inscrito_id" => 10480 "titulo" => "FORMAÇÃO E PRÁTICA EDUCATIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 2013-2016" "resumo" => "A presente investigação buscou averiguar as últimas produções científicas a respeito da formação de educadores do campo, destacando à formação inicial de monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs) nos mais variados programas de pós-graduação espalhados pelo Brasil. O principal objetivo foi identificar as principais disposições sobre as produções voltadas a essa área, elencando os principais aspectos e os desafios que transcorrem pela formação desses educadores. A pesquisa foi realizada no Portal de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2013 a 2016. Identificamos 65 (sessenta e cinco) trabalhos, os quais foram classificados em três categorias a saber: "Formação de Educadores do Campo", "Práticas de educadores do campo" e "Formação e prática de educadores do campo". Os resultados obtidos apontam que os trabalhos voltados à formação de monitores do campo é incipiente. Tal formação, como apontado pela maioria das pesquisas, têm um importante papel para as práticas educativas, a fim de promover intervenções no campo brasileiro com o intuito de reverter os processos de marginalização que este meio foi submetido, o que foi provocado por processos socioeconômicos durante os últimos anos. Além disso, aponta para a necessidade de maiores pesquisas que analisam a formação e a prática de monitores de EFAs, uma vez que tais instituições escolares desempenham um papel fundamental para a valorização do campo e de toda a sua diversidade a partir de práticas educativas que compactuam com os pressupostos da educação do campo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO, MONITORES DE EFAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID10480_14082016212653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIEGO DUARTE" "autor_email" => "diegoduartegeo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21103 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1399 "inscrito_id" => 10480 "titulo" => "FORMAÇÃO E PRÁTICA EDUCATIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 2013-2016" "resumo" => "A presente investigação buscou averiguar as últimas produções científicas a respeito da formação de educadores do campo, destacando à formação inicial de monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs) nos mais variados programas de pós-graduação espalhados pelo Brasil. O principal objetivo foi identificar as principais disposições sobre as produções voltadas a essa área, elencando os principais aspectos e os desafios que transcorrem pela formação desses educadores. A pesquisa foi realizada no Portal de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2013 a 2016. Identificamos 65 (sessenta e cinco) trabalhos, os quais foram classificados em três categorias a saber: "Formação de Educadores do Campo", "Práticas de educadores do campo" e "Formação e prática de educadores do campo". Os resultados obtidos apontam que os trabalhos voltados à formação de monitores do campo é incipiente. Tal formação, como apontado pela maioria das pesquisas, têm um importante papel para as práticas educativas, a fim de promover intervenções no campo brasileiro com o intuito de reverter os processos de marginalização que este meio foi submetido, o que foi provocado por processos socioeconômicos durante os últimos anos. Além disso, aponta para a necessidade de maiores pesquisas que analisam a formação e a prática de monitores de EFAs, uma vez que tais instituições escolares desempenham um papel fundamental para a valorização do campo e de toda a sua diversidade a partir de práticas educativas que compactuam com os pressupostos da educação do campo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO, MONITORES DE EFAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID10480_14082016212653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DIEGO DUARTE" "autor_email" => "diegoduartegeo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }