Este trabalho propõe-se a realizar uma reflexão teórica com ênfase na importância da contação de história, tendo como suporte a literatura, para a discussão da temática Educação Especial e Inclusiva, no contexto da sala de aula da Educação Infantil. Na oportunidade refletimos sobre a experiência de estágio desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado II, realizada na Escola Municipal Severina Ernestina Abigail, localizada no Bairro Itans, no município de Caicó/RN, onde o objetivo era trabalhar em sala de aula a temática já mencionada através da contação de história a partir de literaturas infantis, que apresentam personagens com Necessidade Especiais, na busca por tornar a educação veículo de transformação não só do sujeito, mas da sociedade, na medida em que trazemos assuntos negligenciados para serem trabalhados com auxílio de recursos lúdicos e presentes no cotidiano das salas. As reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Ainscow (2009), Barreto (2009), Brasil (1998), Brito (2011), Coll (2006), Machado (2002) e Ribeiro (2009). Nossas reflexões salientam a necessidade de trabalhar a inclusão no âmbito escolar da maneira mais oportuna para cada espaço, sendo importante investir na formação continuada dos professores, sejam eles da educação especial ou não; repensar as parcerias que podem ser estabelecidas com a comunidade, assim como, com a Universidade; necessidades de mudanças e incorporação de teorias e práticas emancipatórias no projeto pedagógico-curricular.