Este trabalho tem por finalidade o incentivo a leitura através da literatura para alunos do ensino médio, esse incentivo é baseado na proposta de Daniel Cassany no livro intitulado: Oficina de textos, nele o autor sugere que as análises literárias sejam feitas a partir de práticas que fomentarão no aluno uma discussão a respeito da literatura. Esse mesmo autor que propõe métodos incentivadores questiona como motivar alunos que pouco possuem o habito de ler a criar gosto por livros de literatura, para isso trás duas propostas como metodologia, a primeira a criação de uma oficina de textos em grupos; a segunda, a formação de análise do gosto a partir de chaves de leitura que permitam a verificação e avaliação de um texto literário. Partindo do pressuposto que muitos alunos não são motivados a ler em casa e que o único contato com a leitura desses é na escola, esse artigo trás em seu corpo a importância do professor como peça fundamental no processo incentivador do aluno, as práticas aqui citadas são subsídios que ajudarão para que haja uma análise literária mais atraente, para tanto serão citados como exemplos algumas obras de escritores de renome. Nos resultados e discussões essa escrita mostrará como Cassany subdivide os grupos de trabalhos em três momentos para que o professor apresente temas aos alunos para que esses escrevam, contextualizem e revisem suas próprias produções. Como conclusão destaca-se dois pontos importantes nesse artigo, a criação de um ambiente propício a leitura e a importância das análises literárias, feitas pelos alunos e fomentada pelo professor, a partir da discussão feita pelos julgamentos daquilo que leram e interpretaram espera-se contribuir para a melhoria da leitura no ensino médio através da literatura.