VITAL, Adriana De Fátima Meira. O teatrinho do solo na educação contextualizada. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21740>. Acesso em: 22/11/2024 10:12
O avanço da degradação das terras, que traz como consequências, dentre outras, a perda da biodiversidade, a escassez da água e a insegurança alimentar, aponta para a urgência de se trabalhar a popularização do ensino de solos desde os primeiros anos escolares. Nesse cenário é indispensável buscar metodologias que tornem o processo ensino-aprendizagem atrativo e instigante, trabalhando temas do cotidiano de maneira prazerosa e motivacional, sobretudo contextualizando com a realidade territorial. O artigo apresenta a proposta do uso do teatro de fantoches – Teatrinho do Solo, idealizado pelo Projeto Solo na Escola/UFCG. Trata-se de uma metodologia dialógica e participativa para a sensibilização de crianças e adolescentes sobre o solo. No diálogo interativo com o público, feito de forma divertida e construída a partir das provocações, os personagens do solo apresentam conceitos e informações sobre a importância da conservação desse importante recurso ambiental, cuja abordagem ainda apresenta-se de forma ineficiente e desconexa nos livros didáticos. O resultado das apresentações do Teatrinho do Solo apontam que a metodologia situa-se como importante ferramenta didática, que trabalha de forma interativa e contextualizada conceitos sobre os recursos edáficos, onde os educandos aprendem se divertindo e participando ativamente das diversas falas, devendo ser melhor explorada pelos educadores.