O conselho escolar surge como ferramenta para a participação da comunidade escolar nas atividades de manutenção das escolas ou democratização das relações institucionais. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo refletir acerca da gestão democrática, tendo em vista a análise dos conselhos escolares. O foco principal desta pesquisa foi investigar como o conselho escolar tem contribuído para a efetivação de uma gestão democrática na escola pública. Para tanto, contemplamos uma reflexão sobre a Concepção de Conselho Escolar fundamentada em Werle (2003) e Bordignon (2004). Num segundo momento, pautamos uma discussão sobre a Gestão Democrática na Educação pública brasileira com bases teóricas em Oliveira (2008) e Hora (2004). Num terceiro momento abordamos a necessidade do Conselho escolar ativo para uma gestão democrática fundamentada em Luck (2008) e Gadotti (2002). A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica que segundo Oliveira (2007, p.69) “é uma modalidade de estudo e análise de documentos de domínio cientifico”, e a pesquisa de campo que para Andrade (1996, p. 99) “baseia-se na observação dos fatos tal como ocorrem na realidade”. Diante da pesquisa foi possível constatar que a plena concretização da gestão democrática será possível a partir da real participação dos colegiados, grêmio estudantil, associação de pais e mestres, dando destaque para a efetiva participação dos Conselhos. Dessa forma, sugerimos a necessidade de envolver diretamente a comunidade nas decisões, capacitar os Conselheiros e promover uma maior articulação entre eles e a comunidade escolar para uma participação mais efetiva.