O PROFESSOR FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21704 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3419 "inscrito_id" => 4989 "titulo" => "O PROFESSOR FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "As evoluções tecnológicas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e suas influências se perpetuam em nossas vidas. O meio educacional, como inúmeros outros, também sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. Por esse motivo, o professor deve analisar esses novos paradigmas e de como melhor utilizar a tecnologia em prol do processo de ensino e aprendizado, da construção do conhecimento e da motivação do aluno. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o trabalho do professor frente ao surgimento de novas técnicas e “instrumentos” que proporcionam a mediação no processo ensino-aprendizagem. Foram analisadas as possíveis mudanças a partir desse novo contexto educacional. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de estudos bibliográficos e documentais. Para obtenção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas aos professores do IFRN-Ipanguaçu. Os resultados mostraram que, neste novo cenário, o papel do professor não fica desmerecido quando entendido como mediador do processo de ensino, seja em atividades presenciais ou à distância, não sendo apenas um provedor de informações. Essas novas tecnologias se constituem como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliam o trabalho dos atores, pois fornecem novos instrumentais e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PROFESSOR, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID4989_19082016035853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA DANIELY DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA DANIELY" "autor_email" => "gisele.penatieri@ifrn.edu" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21704 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3419 "inscrito_id" => 4989 "titulo" => "O PROFESSOR FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "As evoluções tecnológicas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e suas influências se perpetuam em nossas vidas. O meio educacional, como inúmeros outros, também sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. Por esse motivo, o professor deve analisar esses novos paradigmas e de como melhor utilizar a tecnologia em prol do processo de ensino e aprendizado, da construção do conhecimento e da motivação do aluno. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o trabalho do professor frente ao surgimento de novas técnicas e “instrumentos” que proporcionam a mediação no processo ensino-aprendizagem. Foram analisadas as possíveis mudanças a partir desse novo contexto educacional. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de estudos bibliográficos e documentais. Para obtenção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas aos professores do IFRN-Ipanguaçu. Os resultados mostraram que, neste novo cenário, o papel do professor não fica desmerecido quando entendido como mediador do processo de ensino, seja em atividades presenciais ou à distância, não sendo apenas um provedor de informações. Essas novas tecnologias se constituem como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliam o trabalho dos atores, pois fornecem novos instrumentais e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PROFESSOR, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID4989_19082016035853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA DANIELY DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA DANIELY" "autor_email" => "gisele.penatieri@ifrn.edu" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }