As evoluções tecnológicas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e suas influências se perpetuam em nossas vidas. O meio educacional, como inúmeros outros, também sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. Por esse motivo, o professor deve analisar esses novos paradigmas e de como melhor utilizar a tecnologia em prol do processo de ensino e aprendizado, da construção do conhecimento e da motivação do aluno. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o trabalho do professor frente ao surgimento de novas técnicas e “instrumentos” que proporcionam a mediação no processo ensino-aprendizagem. Foram analisadas as possíveis mudanças a partir desse novo contexto educacional. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de estudos bibliográficos e documentais. Para obtenção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas aos professores do IFRN-Ipanguaçu. Os resultados mostraram que, neste novo cenário, o papel do professor não fica desmerecido quando entendido como mediador do processo de ensino, seja em atividades presenciais ou à distância, não sendo apenas um provedor de informações. Essas novas tecnologias se constituem como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliam o trabalho dos atores, pois fornecem novos instrumentais e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos.