Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: PROFESSOR, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21704
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3419
    "inscrito_id" => 4989
    "titulo" => "O PROFESSOR FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "As evoluções tecnológicas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e suas influências se perpetuam em nossas vidas. O meio educacional, como inúmeros outros, também sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. Por esse motivo, o professor deve analisar esses novos paradigmas e de como melhor utilizar a tecnologia em prol do processo de ensino e aprendizado, da construção do conhecimento e da motivação do aluno. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o trabalho do professor frente ao surgimento de novas técnicas e “instrumentos” que proporcionam a mediação no processo ensino-aprendizagem. Foram analisadas as possíveis mudanças a partir desse novo contexto educacional. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de estudos bibliográficos e documentais. Para obtenção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas aos professores do IFRN-Ipanguaçu. Os resultados mostraram que, neste novo cenário, o papel do professor não fica desmerecido quando entendido como mediador do processo de ensino, seja em atividades presenciais ou à distância, não sendo apenas um provedor de informações. Essas novas tecnologias se constituem como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliam o trabalho dos atores, pois fornecem novos instrumentais e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID4989_19082016035853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA DANIELY DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA DANIELY"
    "autor_email" => "gisele.penatieri@ifrn.edu"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21704
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3419
    "inscrito_id" => 4989
    "titulo" => "O PROFESSOR FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "As evoluções tecnológicas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e suas influências se perpetuam em nossas vidas. O meio educacional, como inúmeros outros, também sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. Por esse motivo, o professor deve analisar esses novos paradigmas e de como melhor utilizar a tecnologia em prol do processo de ensino e aprendizado, da construção do conhecimento e da motivação do aluno. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o trabalho do professor frente ao surgimento de novas técnicas e “instrumentos” que proporcionam a mediação no processo ensino-aprendizagem. Foram analisadas as possíveis mudanças a partir desse novo contexto educacional. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de estudos bibliográficos e documentais. Para obtenção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas aos professores do IFRN-Ipanguaçu. Os resultados mostraram que, neste novo cenário, o papel do professor não fica desmerecido quando entendido como mediador do processo de ensino, seja em atividades presenciais ou à distância, não sendo apenas um provedor de informações. Essas novas tecnologias se constituem como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliam o trabalho dos atores, pois fornecem novos instrumentais e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID4989_19082016035853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA DANIELY DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA DANIELY"
    "autor_email" => "gisele.penatieri@ifrn.edu"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As evoluções tecnológicas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e suas influências se perpetuam em nossas vidas. O meio educacional, como inúmeros outros, também sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. Por esse motivo, o professor deve analisar esses novos paradigmas e de como melhor utilizar a tecnologia em prol do processo de ensino e aprendizado, da construção do conhecimento e da motivação do aluno. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o trabalho do professor frente ao surgimento de novas técnicas e “instrumentos” que proporcionam a mediação no processo ensino-aprendizagem. Foram analisadas as possíveis mudanças a partir desse novo contexto educacional. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de estudos bibliográficos e documentais. Para obtenção dos dados, optou-se por questionários e entrevistas aos professores do IFRN-Ipanguaçu. Os resultados mostraram que, neste novo cenário, o papel do professor não fica desmerecido quando entendido como mediador do processo de ensino, seja em atividades presenciais ou à distância, não sendo apenas um provedor de informações. Essas novas tecnologias se constituem como novas ferramentas de mediação aos sujeitos professor e aluno, auxiliam o trabalho dos atores, pois fornecem novos instrumentais e novas possibilidades, cabendo ao docente utilizá-las na construção de processos de ensino/aprendizagem significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.