Este texto trata-se de uma análise de atividades presentes no livro didático Vontade de Saber Inglês. Observamos, neste artigo, de que forma os gêneros de natureza dialogal são abordados no referido manual. Realizamos, assim, uma análise de exercícios destinados a alunos do 9º ano do ensino fundamental. Teoricamente, nos baseamos nas discussões de Almeida-Filho (2008) sobre a abordagem comunicativa, bem como de Paiva (2005) sobre o uso dos diálogos nas aulas de inglês. Seguimos, ainda, os postulados de Bazerman (2007) e Miller (1984), no que diz respeito a conceituação de gênero textual, e de Adam (2011) sobre as particularidades das sequências dialogais. Percebemos, no decorrer deste estudo, que os gêneros dialogais são ferramentas que possibilitam a realização de determinadas finalidades comunicativas. A partir disso, destaca-se, por um lado, que os exercícios do livro apresentam características relevantes no tocante à abordagem de elementos extralinguísticos. Por outro lado, essas atividades requerem do professor um trabalho de orientação no qual os alunos possam perceber a natureza dos diálogos didáticos e distingui-los dos diálogos produzidos em situações de comunicação espontânea.