O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS ATRAVES DE DISPOSITIVOS MOVEIS E DO FACEBOOK
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21591 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3238 "inscrito_id" => 2472 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS ATRAVES DE DISPOSITIVOS MOVEIS E DO FACEBOOK" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa intervenção realizado em uma ação supervisionada no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tal experiência teve como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas do Facebook utilizando os dispositivos digitais móveis no ensino médio. Intentou-se também verificar se a utilização dessas ferramentas pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa de intervenção, na medida em que foi fundamentada em uma tendência das análises colaborativas que buscam investigar a existência de coletividades nas suas diversidades qualitativas do Estágio Supervisionado em Computação. Assim, foram organizadas oficinas sobre ferramentas de pesquisa explorando o site Google e o Facebook, com uso de instrumentos de coleta de dados como observação participante, registro das atividades realizadas e aplicação de questionários com uma turma de 15 alunos do 3ª ano de uma escola pública de ensino médio na cidade de Patos. Os dados indicam que o uso da rede social facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na escola-campo, e a partir disto, pode-se constatar que experiências como esta são positivas na perspectiva de que o uso das ferramentas digitais são possibilidades de interação e construção de sujeito cognitivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FACEBOOK, FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID2472_18082016161536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TAMIRES ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "ftamires.as@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21591 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3238 "inscrito_id" => 2472 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS ATRAVES DE DISPOSITIVOS MOVEIS E DO FACEBOOK" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa intervenção realizado em uma ação supervisionada no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tal experiência teve como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas do Facebook utilizando os dispositivos digitais móveis no ensino médio. Intentou-se também verificar se a utilização dessas ferramentas pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa de intervenção, na medida em que foi fundamentada em uma tendência das análises colaborativas que buscam investigar a existência de coletividades nas suas diversidades qualitativas do Estágio Supervisionado em Computação. Assim, foram organizadas oficinas sobre ferramentas de pesquisa explorando o site Google e o Facebook, com uso de instrumentos de coleta de dados como observação participante, registro das atividades realizadas e aplicação de questionários com uma turma de 15 alunos do 3ª ano de uma escola pública de ensino médio na cidade de Patos. Os dados indicam que o uso da rede social facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na escola-campo, e a partir disto, pode-se constatar que experiências como esta são positivas na perspectiva de que o uso das ferramentas digitais são possibilidades de interação e construção de sujeito cognitivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FACEBOOK, FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID2472_18082016161536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TAMIRES ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "ftamires.as@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }