O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO IFPB – CAMPUS SOUSA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21603 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 805 "inscrito_id" => 682 "titulo" => "O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO IFPB – CAMPUS SOUSA" "resumo" => "O presente trabalho trata de um relato de experiência produzido pelas autoras, a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Produção e Avaliação de Materiais de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Tem por objetivo refletir sobre uma experiência interdisciplinar e de intervenção, com o uso de um filme como recurso didático, no 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no IFPB – Campus Sousa. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a técnica da observação não-participante. O referencial teórico apoia-se na obra de estudiosos da interdisciplinaridade como Hilton Japiassu (1976), Edgar Morin (2000) e Ivani Fazenda (2011), além de outros que abordam sobre a importância do recurso didático filme na sala de aula, como Pimenta, (2008), Martmentini e Moser (2008) e Souza (2006). Constatou-se que com planejamento e disposição dos professores em desenvolver um trabalho em parceria, é possível adotar a interdisciplinaridade na prática docente, auxiliado pela utilização de filme, como um importante recurso didático. Desta feita, o processo educativo reclama por uma prática que consiga despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos a serem trabalhados, que seja capaz de motivá-los para o trabalho coletivo, o processo de discussão e, consequentemente, para a aprendizagem. O que se percebeu nesta pesquisa é que o uso do filme em atividade interdisciplinar se mostra como sendo capaz de proporcionar um aprendizado mais contextualizado e completo aos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, FILME" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID682_10082016180539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE ANDRADE ROCHA ARNAUD" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ROCHA" "autor_email" => "rocha_anapaula@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21603 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 805 "inscrito_id" => 682 "titulo" => "O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO IFPB – CAMPUS SOUSA" "resumo" => "O presente trabalho trata de um relato de experiência produzido pelas autoras, a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Produção e Avaliação de Materiais de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Tem por objetivo refletir sobre uma experiência interdisciplinar e de intervenção, com o uso de um filme como recurso didático, no 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no IFPB – Campus Sousa. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a técnica da observação não-participante. O referencial teórico apoia-se na obra de estudiosos da interdisciplinaridade como Hilton Japiassu (1976), Edgar Morin (2000) e Ivani Fazenda (2011), além de outros que abordam sobre a importância do recurso didático filme na sala de aula, como Pimenta, (2008), Martmentini e Moser (2008) e Souza (2006). Constatou-se que com planejamento e disposição dos professores em desenvolver um trabalho em parceria, é possível adotar a interdisciplinaridade na prática docente, auxiliado pela utilização de filme, como um importante recurso didático. Desta feita, o processo educativo reclama por uma prática que consiga despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos a serem trabalhados, que seja capaz de motivá-los para o trabalho coletivo, o processo de discussão e, consequentemente, para a aprendizagem. O que se percebeu nesta pesquisa é que o uso do filme em atividade interdisciplinar se mostra como sendo capaz de proporcionar um aprendizado mais contextualizado e completo aos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, FILME" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID682_10082016180539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE ANDRADE ROCHA ARNAUD" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ROCHA" "autor_email" => "rocha_anapaula@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }