Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO IFPB – CAMPUS SOUSA

Palavra-chaves: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, FILME Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21603
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => 682
    "titulo" => "O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO IFPB – CAMPUS SOUSA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de um relato de experiência produzido pelas autoras, a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Produção e Avaliação de Materiais de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Tem por objetivo refletir sobre uma experiência interdisciplinar e de intervenção, com o uso de um filme como recurso didático, no 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no IFPB – Campus Sousa. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a técnica da observação não-participante. O referencial teórico apoia-se na obra de estudiosos da interdisciplinaridade como Hilton Japiassu (1976), Edgar Morin (2000) e Ivani Fazenda (2011), além de outros que abordam sobre a importância do recurso didático filme na sala de aula, como Pimenta, (2008), Martmentini e Moser (2008) e Souza (2006). Constatou-se que com planejamento e disposição dos professores em desenvolver um trabalho em parceria, é possível adotar a interdisciplinaridade na prática docente, auxiliado pela utilização de filme, como um importante recurso didático. Desta feita, o processo educativo reclama por uma prática que consiga despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos a serem trabalhados, que seja capaz de motivá-los para o trabalho coletivo, o processo de discussão e, consequentemente, para a aprendizagem. O que se percebeu nesta pesquisa é que o uso do filme em atividade interdisciplinar se mostra como sendo capaz de proporcionar um aprendizado mais contextualizado e completo aos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, FILME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID682_10082016180539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DE ANDRADE ROCHA ARNAUD"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ROCHA"
    "autor_email" => "rocha_anapaula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21603
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => 682
    "titulo" => "O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO IFPB – CAMPUS SOUSA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de um relato de experiência produzido pelas autoras, a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Produção e Avaliação de Materiais de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Tem por objetivo refletir sobre uma experiência interdisciplinar e de intervenção, com o uso de um filme como recurso didático, no 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no IFPB – Campus Sousa. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a técnica da observação não-participante. O referencial teórico apoia-se na obra de estudiosos da interdisciplinaridade como Hilton Japiassu (1976), Edgar Morin (2000) e Ivani Fazenda (2011), além de outros que abordam sobre a importância do recurso didático filme na sala de aula, como Pimenta, (2008), Martmentini e Moser (2008) e Souza (2006). Constatou-se que com planejamento e disposição dos professores em desenvolver um trabalho em parceria, é possível adotar a interdisciplinaridade na prática docente, auxiliado pela utilização de filme, como um importante recurso didático. Desta feita, o processo educativo reclama por uma prática que consiga despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos a serem trabalhados, que seja capaz de motivá-los para o trabalho coletivo, o processo de discussão e, consequentemente, para a aprendizagem. O que se percebeu nesta pesquisa é que o uso do filme em atividade interdisciplinar se mostra como sendo capaz de proporcionar um aprendizado mais contextualizado e completo aos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, FILME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID682_10082016180539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DE ANDRADE ROCHA ARNAUD"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ROCHA"
    "autor_email" => "rocha_anapaula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência produzido pelas autoras, a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Produção e Avaliação de Materiais de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Tem por objetivo refletir sobre uma experiência interdisciplinar e de intervenção, com o uso de um filme como recurso didático, no 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática no IFPB – Campus Sousa. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a técnica da observação não-participante. O referencial teórico apoia-se na obra de estudiosos da interdisciplinaridade como Hilton Japiassu (1976), Edgar Morin (2000) e Ivani Fazenda (2011), além de outros que abordam sobre a importância do recurso didático filme na sala de aula, como Pimenta, (2008), Martmentini e Moser (2008) e Souza (2006). Constatou-se que com planejamento e disposição dos professores em desenvolver um trabalho em parceria, é possível adotar a interdisciplinaridade na prática docente, auxiliado pela utilização de filme, como um importante recurso didático. Desta feita, o processo educativo reclama por uma prática que consiga despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos a serem trabalhados, que seja capaz de motivá-los para o trabalho coletivo, o processo de discussão e, consequentemente, para a aprendizagem. O que se percebeu nesta pesquisa é que o uso do filme em atividade interdisciplinar se mostra como sendo capaz de proporcionar um aprendizado mais contextualizado e completo aos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.