Esse artigo apresenta a contação de história como atividade de expressão de linguagem desenvolvida no trabalho realizado na Brinquedoteca, laboratório de ensino do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Federal da Paraíba. Nosso objetivo é refletir sobre as formas de mediação da contação de história enfatizando sua relevância lúdica como expressão de linguagem. A contação de história no contexto das ações do laboratório é desenvolvida no momento das visitas agendadas com grupos de criança de escolas públicas de municípios da região, bem como em atividades de itinerância em escolas atendendo além das crianças o público na formação de professores. A metodologia utilizada para construção desse trabalho está pautada nos princípios da pesquisa-ação que vem como uma possibilidade dos professores ou particulares dessa ação, analisar e investigar suas próprias praticas de uma forma critica e reflexiva, de modo que transformem suas ações a partir dessa reflexão. A observação participante nos possibilitou o exercício da escuta sensível, atitude de compreender por empatia, que na especificidade desse trabalho volta-se para compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Outra técnica de pesquisa utilizadal foi a vídeo-gravação. Na descrição dos resultados foi possível concluir que o avental e dos objetos otimizadores funcionam como expressão da linguagem na contação histórias e caracterizam possibilidades de estimulação da imaginação possibilitando um maior conhecimento em alguns aspectos presentes nas histórias, assim como a percepção de sons, imagens e expressão, seja da palavra contada ou expressão corporal. Essas relações são estabelecidas como mediadoras entre o texto literário e o leitor ouvinte tanto no contexto de narração com crianças como com adultos.
PALAVRAS-CHAVES: Contação de História, expressão de linguagem, Brinquedoteca