Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Palavra-chaves: ENSINO, METODOLOGIAS, JOGOS, BRINCADEIRAS Pôster (PO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21574
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 5425
    "titulo" => "O ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O presente artigo trata-se de um estudo sobre a ação dos jogos e brincadeiras  e de como acontece esse processo de aprendizagem em sala de aula  na educação infantil. Para isso realizou-se uma intensa pesquisa bibliográfica, objetivando caracterizá-la, identificá-la, resinificando-a enquanto jogos associado aos conteúdo escolares na educação infantil. Neste sentido, busca-se discutir as características dos primeiros jogos e brincadeiras  aplicadas em sala de aula como também avaliar os resultados. Dentre outros assuntos procurou-se abordar e elencar as interferências  positivas e negativa que o ambiente escolar,  as práticas pedagógicas,os fatores sócio socioeconômico e culturais trazem ou interferem no processo de aprendizagem humana, através das brincadeiras e jogos. Nesse pensamento, conclui-se que os jogos e brincadeiras, quando potencializados  pelo professor, surgem como aliados no processo de aquisição do conhecimento formal aprendido na escola auxiliando na compreensão dos conteúdos que são dados em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ENSINO, METODOLOGIAS, JOGOS, BRINCADEIRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID5425_06072016164532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISIA BRITO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DENISIA BRITO"
    "autor_email" => "denisia.brito.sousa@gmail"
    "autor_ies" => "ANNESULLIVAN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21574
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 5425
    "titulo" => "O ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O presente artigo trata-se de um estudo sobre a ação dos jogos e brincadeiras  e de como acontece esse processo de aprendizagem em sala de aula  na educação infantil. Para isso realizou-se uma intensa pesquisa bibliográfica, objetivando caracterizá-la, identificá-la, resinificando-a enquanto jogos associado aos conteúdo escolares na educação infantil. Neste sentido, busca-se discutir as características dos primeiros jogos e brincadeiras  aplicadas em sala de aula como também avaliar os resultados. Dentre outros assuntos procurou-se abordar e elencar as interferências  positivas e negativa que o ambiente escolar,  as práticas pedagógicas,os fatores sócio socioeconômico e culturais trazem ou interferem no processo de aprendizagem humana, através das brincadeiras e jogos. Nesse pensamento, conclui-se que os jogos e brincadeiras, quando potencializados  pelo professor, surgem como aliados no processo de aquisição do conhecimento formal aprendido na escola auxiliando na compreensão dos conteúdos que são dados em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ENSINO, METODOLOGIAS, JOGOS, BRINCADEIRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID5425_06072016164532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISIA BRITO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DENISIA BRITO"
    "autor_email" => "denisia.brito.sousa@gmail"
    "autor_ies" => "ANNESULLIVAN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO O presente artigo trata-se de um estudo sobre a ação dos jogos e brincadeiras e de como acontece esse processo de aprendizagem em sala de aula na educação infantil. Para isso realizou-se uma intensa pesquisa bibliográfica, objetivando caracterizá-la, identificá-la, resinificando-a enquanto jogos associado aos conteúdo escolares na educação infantil. Neste sentido, busca-se discutir as características dos primeiros jogos e brincadeiras aplicadas em sala de aula como também avaliar os resultados. Dentre outros assuntos procurou-se abordar e elencar as interferências positivas e negativa que o ambiente escolar, as práticas pedagógicas,os fatores sócio socioeconômico e culturais trazem ou interferem no processo de aprendizagem humana, através das brincadeiras e jogos. Nesse pensamento, conclui-se que os jogos e brincadeiras, quando potencializados pelo professor, surgem como aliados no processo de aquisição do conhecimento formal aprendido na escola auxiliando na compreensão dos conteúdos que são dados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.