Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O VERBO NO TEMPO FUTURO DO PRESENTE DO MODO INDICATIVO: OLHAR FUNCIONAL NA LÍNGUA

Palavra-chaves: VERBO, , FUNCIONAL, PRESENTE Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
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      Manoel Guilherme de Freitas\r\n
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      Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN\r\n
      mguilhermedefreitas@hotmail.com\r\n
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      RESUMO O artigo intitulado de: O verbo no tempo futuro do presente do modo indicativo: olhar funcional na língua foi fruto de discussões/produções, oriundas da disciplina: Tópicos Avançados em Estudos do Discurso: o ensino de gramática na perspectiva funcional (optativa), ministrada pela professora doutora: Rosângela Maria Bessa Vidal, do DLV, do Programa de Pós-Graduação em Letras, PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Para tanto, centrará no uso do item – verbo, no tempo futuro presente do modo indicativo, materializado na fala através da locução verbal: vou sair, vou querer, por conseguinte com o valor e o sentido do presente do modo indicativo, isto é, tal marcação tem sido comum na fala dos adolescentes, consoante o D & G, de Natal. Assim sendo, utilizaremos como norte de pesquisa os autores: Cavalcante (2014); Martelotta (2009); Votre (2012), dentre outros. Portanto, o estudo do verbo não só no português, no francês e espanhol é apenas um de tantos itens/sentenças da língua, que podem ser realizados através da compreensão e da análise pancrônica desta, ou seja, a partir da correlação existente entre a diacronia e a sincronia, sem se limitar à fragmentação, à divisão em partes, como se uma delas não dependesse da outra. Por fim, o estudo mostrou que a língua é variável e o seu uso está condicionado às pressões sociais, às aspirações e necessidades comunicativas, independente da forma, mas da função e do propósito comunicativo existentes.\r\n
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      RESUMO O artigo intitulado de: O verbo no tempo futuro do presente do modo indicativo: olhar funcional na língua foi fruto de discussões/produções, oriundas da disciplina: Tópicos Avançados em Estudos do Discurso: o ensino de gramática na perspectiva funcional (optativa), ministrada pela professora doutora: Rosângela Maria Bessa Vidal, do DLV, do Programa de Pós-Graduação em Letras, PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Para tanto, centrará no uso do item – verbo, no tempo futuro presente do modo indicativo, materializado na fala através da locução verbal: vou sair, vou querer, por conseguinte com o valor e o sentido do presente do modo indicativo, isto é, tal marcação tem sido comum na fala dos adolescentes, consoante o D & G, de Natal. Assim sendo, utilizaremos como norte de pesquisa os autores: Cavalcante (2014); Martelotta (2009); Votre (2012), dentre outros. Portanto, o estudo do verbo não só no português, no francês e espanhol é apenas um de tantos itens/sentenças da língua, que podem ser realizados através da compreensão e da análise pancrônica desta, ou seja, a partir da correlação existente entre a diacronia e a sincronia, sem se limitar à fragmentação, à divisão em partes, como se uma delas não dependesse da outra. Por fim, o estudo mostrou que a língua é variável e o seu uso está condicionado às pressões sociais, às aspirações e necessidades comunicativas, independente da forma, mas da função e do propósito comunicativo existentes.\r\n
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O VERBO NO TEMPO FUTURO DO PRESENTE DO MODO INDICATIVO: OLHAR FUNCIONAL NA LÍNGUA Manoel Guilherme de Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN mguilhermedefreitas@hotmail.com RESUMO O artigo intitulado de: O verbo no tempo futuro do presente do modo indicativo: olhar funcional na língua foi fruto de discussões/produções, oriundas da disciplina: Tópicos Avançados em Estudos do Discurso: o ensino de gramática na perspectiva funcional (optativa), ministrada pela professora doutora: Rosângela Maria Bessa Vidal, do DLV, do Programa de Pós-Graduação em Letras, PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Para tanto, centrará no uso do item – verbo, no tempo futuro presente do modo indicativo, materializado na fala através da locução verbal: vou sair, vou querer, por conseguinte com o valor e o sentido do presente do modo indicativo, isto é, tal marcação tem sido comum na fala dos adolescentes, consoante o D & G, de Natal. Assim sendo, utilizaremos como norte de pesquisa os autores: Cavalcante (2014); Martelotta (2009); Votre (2012), dentre outros. Portanto, o estudo do verbo não só no português, no francês e espanhol é apenas um de tantos itens/sentenças da língua, que podem ser realizados através da compreensão e da análise pancrônica desta, ou seja, a partir da correlação existente entre a diacronia e a sincronia, sem se limitar à fragmentação, à divisão em partes, como se uma delas não dependesse da outra. Por fim, o estudo mostrou que a língua é variável e o seu uso está condicionado às pressões sociais, às aspirações e necessidades comunicativas, independente da forma, mas da função e do propósito comunicativo existentes. PALAVRAS-CHAVE: Verbo, Funcional, Presente, Futuro, Língua.

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