O presente trabalha tem como objetivo discutir sobre a compreensão de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensino da oralidade. Para tal, contamos com a colaboração de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que lecionam em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Jucati- PE, as quais se prontificaram a responder a entrevista sobre suas práticas de ensino da oralidade na sala de aula. Tivemos como embasamento teórico os estudos sobre oralidade de Marcuschi (2004 e 2005), Dolz e Schneuwly (2004). A pesquisa se encontra em andamento e os resultados parciais já apontam para o fato de que a abordagem da oralidade na sala de aula, sob a ótica docente, parece contemplar algumas das dimensões ensináveis da expressão oral, as quais se materializam por meio de atividades envolvem, por exemplo, a oralização de textos escritos até a produção de gêneros orais da vida cotidiana. No entanto, o papel da escola é fazer como que o aluno desenvolva o domínio da linguagem formal “[...] já que o papel da escola é sobretudo de o de instruir, mais do que o de educar em vez de abordamos os gêneros da vida privada cotidiano , é preciso que nos concentremos no ensino dos gêneros da comunicação pública formal”(DOLZ, SCHNEUNWLY, HALLER, 2004, p.146).É uma pesquisa de campo em que é necessário que o pesquisador tenha contato direto com objeto da pesquisa, realizemos uma entrevista semiestruturada para coletar os dados que tinha como intuito obter informações sobre o objeto que estamos estudando com mais clareza e compreender o que as professoras entende sobre o ensino com a oralidade.