Trata-se de um relato de experiência sobre uma oficina realizada em uma Escola pública vinculada ao PIBID (programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprojeto Matemática, aplicada na Escola Estadual João Ferreira de Souza, no município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. A oficina foi realizada com o uso do material manipulável Geoplano, onde foi trabalhado os conteúdos de área e perímetro de figuras planas. Como referencial teórico foi utilizado o trabalho de Lorenzato (2006), onde é defendido o uso do material manipulável como um excelente incentivador da construção do saber matemático; e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN’s), o qual indica o uso deste material como um dos procedimentos para o ensino dos conteúdos mencionados. Para verificar a eficácia da oficina, foram feitos alguns desafios em forma de competição, o qual terão seus resultados expostos no decorrer do trabalho. Diante dos resultados obtidos nas atividades realizadas, foi possível perceber que a manipulação de materiais didáticos pode auxiliar significativamente o aluno no momento de sua aprendizagem, tendo em vista que através deles, os alunos puderam compreender o real significado dos conceitos matemáticos de área e de perímetro. Ou seja, deixou de ser algo abstrato para os mesmos. Concluímos a pesquisa, com a certeza de que é imprescindível que os professores busquem diferentes meios de ensino que “facilitem” e aprimorem de alguma forma o aprendizado dos alunos, permitindo que haja um maior interesse pelos conteúdos matemáticos a serem estudados.