Este artigo é resultado de uma parte das atividades de um projeto de extensão universitária, oferecido pelo curso de Letras, das Faculdades Integradas de Patos (FIP) em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, desenvolvido durante o semestre de 2016.1. O projeto intitulado “Cordelendo: projeto de incentivo à leitura da literatura de cordel no ensino fundamental II” objetivou proporcionar o contato de alunos de uma escola pública do município de Patos – Paraíba com a literatura de cordel, tendo como foco a experiência estética a partir da leitura de folhetos. Sendo assim, este trabalho apresenta a sequência didática de uma das atividades que foram planejadas a fim de serem desenvolvidas com alunos do 6º ano da referida escola, como também o relato da experiência vivenciada em sala de aula. O plano didático foi fundamentado na leitura do cordel No tempo em que os bichos falavam, do poeta José Francisco Borges, tendo como base teórica para a sua construção as contribuições de Cosson (2009), Jauss (1979), Iser (1979), Colomer (2007), bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). A partir do que foi construído na sequência didática, fizemos a experiência em sala de aula.