Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a História da Matemática está sendo utilizada em sala de aula pelos professores do Município de Baía Formosa – RN, como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para isso elegemos como base teórica alguns autores como, Miguel e Miorim (2011), D’Ambrósio (1999), Mendes (1997), Miguel (1997). A pesquisa foi elaborada como sendo um estudo de caso, de natureza qualitativa e de caráter exploratório. Para alcançar o objetivo proposto elaboramos um questionário para a coleta de dados, que foi aplicado a quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio, cujo intuito foi o de contribuir na prática dos professores a partir da reflexão e procura por métodos que possam auxiliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso da História da Matemática está restrito ao que é apresentado nos livros didáticos tendo como principal motivo o pouco conhecimento sobre a História da Matemática, causado pela falta da disciplina de História da Matemática nos cursos acadêmicos e nas formações continuadas. Isso mostra que a História da Matemática, como uma estratégia de ensino capaz de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem é algo ainda distante da realidade atual dos professores em sala de aula na cidade de Baía Formosa/RN.