RESUMO
A construção e reconstrução do conhecimento estão se dando dentro de uma era completamente digital, diante disto faz-se necessário analisar como se dá a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem e a formação continuada dos professores. Frente a necessidade de se inserir no âmbito escolar novas formas tecnológicas ligadas ao ato de ensinar, esta pesquisa realizada através do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, pretende compreender como os educadores estão aplicando os conhecimentos adquiridos no curso de formação PROINFO INTEGRADO. Tendo como foco principal a reflexão sobre a importância da formação continuada destes profissionais, identificando o contributo e limites da inserção das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa traz uma breve apresentação sobre a importância das políticas públicas na esfera educacional, bem como, as mudanças significativas acarretadas pelo uso de equipamentos e softwares tecnológicos no cotidiano escolar. Para o debate e efetivação dessa pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica e exploratória realizada através da aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas. Consecutivamente uma análise e discussão sobre os resultados da investigação realizada nas escolas campo. As análises evidenciam uma ruptura no elo existente entre as TIC e o processo ensino-aprendizagem, o que impõe barreiras à inserção das novas tecnologias na escola, comprometendo o avanço paralelo da sociedade digital com a escola.