Este artigo mira colocar em cena a formação docente ocorrida em terras rondonienses: “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM”. As reflexões aqui tratadas, ainda que parciais, são um convite para ampliarmos a nossa compreensão sobre este programa de formação continuada nos territórios da Linguagem. Para esta discussão tomamos como fontes de estudo os documentos norteadores do programa e os cadernos de formação oferecidos aos docentes. Uma caracterização sobre o perfil e a organização do programa são apresentados a fim de que possamos entender que o objetivo da formação é tornar a escola como lócus para discussões no campo do currículo. Na sequência apresenta-se o momento da formação continuada como instrumento de construção da identidade profissional, já que o programa possibilita momentos de ações coletivas que direcionariam uma (re)organização pedagógica da escola e, por fim, a (re)discussão na área de Linguagem, especialmente Língua Portuguesa, de diferentes abordagens pedagógico-curriculares. Desta forma e sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera a formação docente ocorrida nas escolas estaduais rondonienses um espaço importante para o (re)pensar do currículo e de seus componentes curriculares nas veredas da língua.