O presente trabalho foi desenvolvido empregando uma estratégia didática explorando a relação existente entre a química e os minérios encontrados e extraídos na Paraíba (turmalina paraíba, ilmenita, rutilo e zircônia). Os objetivos do trabalho foram: a) contextualizar o ensino de química em torno do tema minérios; b) abordar os conteúdos programáticos elementos químicos e configuração eletrônica, relacionando-os com a realidade e o cotidiano dos alunos; c) empregar uma estratégia lúdica utilizando um jogo de tabuleiro relacionando o tema minérios com o conteúdo de tabela periódica. A estratégia didática desenvolvida possibilitou a abordagem contextualizada dos conteúdos elementos químicos, configuração eletrônica e tabela periódica, ao mesmo tempo em que buscou fugir do ensino tradicional, conduzindo os alunos da brincadeira à assimilação dos conceitos, de uma forma natural e divertida. Os alunos puderam compreender o processo de exploração dos minérios da Paraíba, em seus aspectos sociais, tecnológicos e ambientais. Dessa forma, promoveu-se o aprendizado dos conteúdos gerais, específicos e interdisciplinares que contribuem para a percepção da Química como uma ciência que está relacionada com o dia a dia dos alunos e das suas implicações para a economia regional.