QUAL É A COR DE MINHA PELE? REFLEXÕES E IMPACTOS DO PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22093 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3249 "inscrito_id" => 555 "titulo" => "QUAL É A COR DE MINHA PELE? REFLEXÕES E IMPACTOS DO PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo abordar sobre a cor da pele, numa perspectiva de refletir sobre o racismo e seus impactos na educação. Visto que, a escravidão no Brasil, foi marcada pela exploração e dominação, definindo o “lugar” de cada indivíduo de acordo com a cor de sua pele, pautando-se na superioridade de uma raça sobre a outra, travando desigualdades sociais e raciais vivenciadas atualmente pelas pessoas negras. Considerando que o racismo no Brasil se dá em razão da cor da pele, do tipo de cabelo, das curvas do corpo, entre outros estereótipos criados para justificar a opressão e violência contra as pessoas negras, reconhece-se o período escravista como determinante na marginalização e estigmatização da pessoa negra no Brasil. Este estudo foi motivado ao perceber a contribuição que traz a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e cultura afro-brasileira no combate a discriminação e preconceito na escola, assim como, contribui na reafirmação da identidade negra. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico, o levantamento bibliográfico acerca do período da escravidão no Brasil, especificamente na chegada dos negros(as), e os principais efeitos da escravidão nos processos de ensino e aprendizagem das escolas. Além da revisão bibliográfica, utilizou-se no processo de coleta de dados, de um questionário semi-estruturado contendo 3 questões sobre racismo e ensino de História e Cultura Afro-brasileira, o qual foi aplicado junto a 13 alunos(as) entre 10 e 12 anos de idade, do 5° ano do Ensino Fundamental. Apoiando-se na análise dos dados e recorte histórico feito acerca do período escravocrata no Brasil, de imediato percebeu-se os efeitos nas relações, ou melhor, exclusões sociais, distinguindo o lugar ocupado socialmente, politicamente, econômica e culturalmente pela população negra no país, visto que, a consolidação da classe dominante no poder, com o fim da escravidão, foi construída apoiando-se na ideia de raça superior e inferior, travando preconceitos reproduzidos até os dias atuais.Com base neste estudo, constatou-se que, a cor da pele como mecanismo de reafirmação de superioridade de uma raça sobre a outra, resultou numa sociedade extremamente discriminatória, desigual, preconceituosa e silenciadora. Enquanto nos espaços educacionais, reflete na baixa autoestima de alunos(as) negros(as), no isolamento, no aumento no índice de evasão, transferência e desistência escolar. Por isso, entende-se a discussão em torno do preconceito étnico-racial importante nos espaços escolares e de produção acadêmica, pois estes, são responsáveis e capazes de resgatar a história, cultura e valorização da população Afro-brasileira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RACISMO, EDUCAÇÃO, LEI 10639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA9_ID555_18082016165317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANNE GUILHERME CALIXTO" "autor_nome_curto" => "THAYANNE" "autor_email" => "thatygc@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22093 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3249 "inscrito_id" => 555 "titulo" => "QUAL É A COR DE MINHA PELE? REFLEXÕES E IMPACTOS DO PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo abordar sobre a cor da pele, numa perspectiva de refletir sobre o racismo e seus impactos na educação. Visto que, a escravidão no Brasil, foi marcada pela exploração e dominação, definindo o “lugar” de cada indivíduo de acordo com a cor de sua pele, pautando-se na superioridade de uma raça sobre a outra, travando desigualdades sociais e raciais vivenciadas atualmente pelas pessoas negras. Considerando que o racismo no Brasil se dá em razão da cor da pele, do tipo de cabelo, das curvas do corpo, entre outros estereótipos criados para justificar a opressão e violência contra as pessoas negras, reconhece-se o período escravista como determinante na marginalização e estigmatização da pessoa negra no Brasil. Este estudo foi motivado ao perceber a contribuição que traz a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e cultura afro-brasileira no combate a discriminação e preconceito na escola, assim como, contribui na reafirmação da identidade negra. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico, o levantamento bibliográfico acerca do período da escravidão no Brasil, especificamente na chegada dos negros(as), e os principais efeitos da escravidão nos processos de ensino e aprendizagem das escolas. Além da revisão bibliográfica, utilizou-se no processo de coleta de dados, de um questionário semi-estruturado contendo 3 questões sobre racismo e ensino de História e Cultura Afro-brasileira, o qual foi aplicado junto a 13 alunos(as) entre 10 e 12 anos de idade, do 5° ano do Ensino Fundamental. Apoiando-se na análise dos dados e recorte histórico feito acerca do período escravocrata no Brasil, de imediato percebeu-se os efeitos nas relações, ou melhor, exclusões sociais, distinguindo o lugar ocupado socialmente, politicamente, econômica e culturalmente pela população negra no país, visto que, a consolidação da classe dominante no poder, com o fim da escravidão, foi construída apoiando-se na ideia de raça superior e inferior, travando preconceitos reproduzidos até os dias atuais.Com base neste estudo, constatou-se que, a cor da pele como mecanismo de reafirmação de superioridade de uma raça sobre a outra, resultou numa sociedade extremamente discriminatória, desigual, preconceituosa e silenciadora. Enquanto nos espaços educacionais, reflete na baixa autoestima de alunos(as) negros(as), no isolamento, no aumento no índice de evasão, transferência e desistência escolar. Por isso, entende-se a discussão em torno do preconceito étnico-racial importante nos espaços escolares e de produção acadêmica, pois estes, são responsáveis e capazes de resgatar a história, cultura e valorização da população Afro-brasileira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RACISMO, EDUCAÇÃO, LEI 10639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA9_ID555_18082016165317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANNE GUILHERME CALIXTO" "autor_nome_curto" => "THAYANNE" "autor_email" => "thatygc@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }