A pesquisa visa à aplicação do conteúdo de Razões Trigonométricas no cálculo de alturas inacessíveis, propondo uma reflexão sobre o conteúdo, uma vez que o que o aluno aprende em sala deve ter relevância em sua vida. Um dos problemas dos alunos que não tem afinidade com a Matemática é enxergar a aplicação de alguns conteúdos no cotidiano, como no caso da Trigonometria. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo geral de demonstrar a aplicação das razões trigonométricas no cálculo de alturas inacessíveis pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino. E objetivos específicos de verificar se o conteúdo de razões trigonométricas aparece no livro didático de forma contextualizada; medir ângulos no cotidiano e usar a calculadora como recurso didático. Para o alcance dos objetivos utilizamos como embasamento teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e outros referenciais teóricos que tratam do ensino de Trigonometria. Os resultados mostram que ao demostrar a aplicação de um conteúdo no dia a dia, o aluno passa a ver a Matemática como algo essencial para o seu cotidiano, além de tornar as aulas mais prazerosas tanto para professores quanto para alunos.
Palavras-chave: Aplicação. Razões Trigonométricas. Cálculo. Altura.