As aceleradas transformações nos âmbitos social, político, tecnológico e econômico tornam mais complexa a atuação profissional nos diversos campos do saber. Assim, a prática pedagógica deve ser pensada considerando os novos desafios que serão enfrentados pelos indivíduos, utilizando metodologias que superem as limitações do modelo tradicional de ensino e que consigam desenvolver nos estudantes as competências adequadas para uma efetiva preparação diante da realidade que se apresenta. Este artigo de natureza bibliográfica aborda a utilização da aprendizagem baseada em problemas (ABP) como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Pretende-se caracterizar essa abordagem e analisar suas contribuições e desafios, reconhecendo-a como um recurso pedagógico de apoio a construção de competências globais que permitam aos estudantes uma formação mais atraente e efetiva. Conclui-se que há um consenso entre os autores de que a ABP pode ajudar os professores em sua tarefa de ensinar e os estudantes no desenvolvimento de competências como o auto estudo e o trabalho colaborativo. Dos desafios apontados, a imprevisibilidade do método e a dificuldade em aprofundar os conteúdos trabalhados, especialmente em função do tempo demandado, foram os mais citados.